Governo do Estado entrega a sexta UPS em João Pessoa

Ato simbólico de inauguração
O Governador do Estado entregou, nessa sexta-feira (24), mais uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) para a população, a sexta em menos de dois anos. A nova UPS foi inaugurada no bairro do Jardim Planalto – que garantirá o reforço de policiamento nos bairros dos Funcionários I, Jardim Guaíba e Baleado. Mais de 35 mil pessoas serão beneficiadas com o serviço da UPS.

Com um investimento superior aos 74 mil reais, a UPS do Jardim Planalto passou por um processo de reforma e montagem onde a unidade vai funcionar (com policiais 24h de plantão). A Unidade do Jardim Planalto conta com um efetivo de 20 homens, que receberam armas, coletes, uma viatura e três motos novas para atuarem no policiamento da região. A UPS contará também com o serviço de monitoramento por câmeras – acompanhadas pelos policiais na unidade e em tablets que serão usados pelos policiais durante as rondas.

Além dos equipamentos, a comunidade vai dispor de um número de telefone que permite falar diretamente com os policiais de plantão na UPS, o serviço “Linha Solidária”. O número que atenderá a UPS do Jardim Planalto é o (083) 8835-1228.

A solenidade de inauguração foi aberta com o discurso da moradora e líder comunitária, Carla Chaves, que agradeceu ao Governador do Estado e falou da importância da instalação da UPS no bairro. “A gente precisava muito dessa UPS, era uma reivindicação de toda comunidade porque muita gente aqui tem pelo menos uma pessoa na família que já foi assaltada aqui no bairro. Graças a Deus o posto está aí e tenho certeza que agora seremos bem assistidos por todos os policiais”, declarou.

O Governador do Estado, Ricardo Coutinho, falou dos propósitos do novo serviço entregue à população “O que estamos hoje aqui inaugurando é a filosofia que essa gestão adotou para está presente 24 horas junto com a população. Aqui não vão ter simplesmente policiais militares, mas sim policiais militares treinados para uma determinada convivência da polícia com a população, para conquistar uma relação de respeito recíproco”, frisou.

Ele lembrou ainda que além da meta de reduzir os números da criminalidade, o Estado tem outros objetivos. “É preciso recuperar o sentimento de paz, a tranqüilidade, isso só é possível se nós conseguirmos implementar uma cultura de paz dentro desse Estado”, finalizou, lembrando que em alguns locais isso já foi conquistado, citando a UPS da Bola na Rede, que desde novembro não registra nenhum homicídio dentro da comunidade.

Para o Tenente-Coronel Almeida Martins, Comandante do 1º BPM (batalhão responsável pelo policiamento da área) a partir da inauguração, os policiais já vão direcionar esforços para corresponder à expectativa da população, que cobrava muito o serviço. “Eu não passei uma vez por essa região sem receber o pedido da reativação do policiamento fixo no bairro. Levei a reivindicação para o Comandante e para o Governador que atenderam o pedido e estão nos dando todas as condições de trabalhar para garantir a presença da segurança pública nesa região, através da UPS”, comemorou o Tenente-Coronel.

Resultados

Um estudo feito pela Secretaria de Segurança e da Defesa Social mostra que, no geral, os bairros que receberam as UPS reduziram em 17% o número de homicídios neste primeiro semestre de 2012, quando comparado com o mesmo período de 2011. No bairro São José, por exemplo, de janeiro a julho de 2011 registrou 27 homicídios. O mesmo período deste ano, quando a UPS já estava instalada, houve o registro de 11 homicídios, uma queda de mais de 60%.

Outro dado que também merece destaque é a queda do número de assaltos nos bairros que possuem UPS. Em Mandacaru, por exemplo, houve uma queda de 19% no número de roubos neste primeiro semestre do ano.

Investimentos na PM

Só este ano já foram investidos cerca de 30 milhões de reais na aquisição de equipamentos de segurança e fardamentos novos. Viaturas, motos, bicicletas, armas (vários calibres), coletes balísticos e outros equipamentos fazem parte do pacote de investimentos que somados ultrapassam 10 mil itens recebidos pela Polícia Militar.

O Estado já chamou, nos últimos 18 meses, quase 800 novos soldados do último concurso, realizado em 2008. Os concursos internos foram retomados (foram 60 sargentos formados no primeiro semestre e mais 60 serão formados até o fim do ano).

O Governador autorizou esta semana a ordem de licitação para a compra de um helicóptero para a Polícia Militar da Paraíba, um investimento orçado em quase 8 milhões de recursos próprios do Estado.

Uma nova UPS será inaugurada

O Governo do Estado vai entregar a sétima UPS ainda este mês. Será a UPS do bairro do Roger, que atenderá cinco comunidades locais.