Tenente Dayana participa de Conferência de Políticas para às Mulheres

A tenente Dayana esteve nos dias 13, 14 e 15 do corrente mês representando a Polícia Militar da Paraíba na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada na cidade de João Pessoa. Essa Conferencia compõem a 2º etapa de preparação do nosso Estado para a III Conferencia Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres a se realizar de 12 a 15 de dezembro em Brasília.

Durante a 1º Etapa, realizada através de conferências municipais, a tenente Dayana foi escolhida para representar a cidade de Guarabira nessa etapa Estadual. Vindo a ser novamente indicada para representar, desta vez, a Paraíba na fase nacional, juntamente com a Secretária da Mulher de Guarabira, Janaína Ataíde e mais 17 mulheres representantes do poder público das demais regiões de nosso Estado.

Nesse contexto de políticas voltadas as Mulheres é crucial a participação da Polícia Militar como órgão integrante dos organismos de Segurança Pública, que necessitam estar envolvidos pela temática de gênero no cumprimento de suas missões constitucionais com justiça e equidade.

O Plano de Políticas para as Mulheres esta dividido em 1(onze) eixos temáticos e desde a 1ª Etapa a Tenente Dayana participou ativamente do eixo IV – Enfrentamento de todas as Formas de Violência contra a Mulher. Os objetivos, metas e prioridades desse tema no II Plano Nacional, serviram de bases para a construção do Projeto Violência Contra a Mulher: Esse sim é um problema nosso, desenvolvido no 4º BPM – Guarabira, que tem por finalidade a prevenção da violência contra a mulher.

A delegação que representará a Paraíba no mês de dezembro em Brasília na fase Nacional será formada por 62 (sessenta e duas) delegadas, sendo 37 (trinta e sete) da sociedade Civil, 19 (dezenove) representando o Governo Municipal e 06 (seis) representando Governo do Estado.

A Conferência Estadual foi realizada no Salão da Paraíba no Hotel Tambaú e na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, a ocasião contou com a presença da Ministra Iriny Nicolau Correia Lopes – secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, da Deputada Federal Janete Pietá, do Governador do Estado Ricardo Coutinho, da Secretária da SEMDH Iraê Lucena, dentre outros representantes dos poderes públicos envolvidos no recorte de gênero.

A 3º Conferencia Nacional reunirá cerca de 3.000 participantes, sendo 2.781 delegadas(os) e 219 convidadas(os) nacionais e internacionais que baseados no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres se mobilizaram na construção do III Plano Nacional que expressa a vontade política do Governo Federal em reverter o padrão de desigualdade entre homens e mulheres em nosso País.