Tc Dedeu implementa a Patrulha Escolar Comunitária em Sousa

14º Batalhão intesifica policiamento escolar
Nesta Segunda-feira (18), o tc Dedeu, comandante do 14º Batalhão, implantou a Patrulha Escolar Comunitária, que é a alternativa inteligente, para assessorar as comunidades escolares na busca de soluções para os problemas de segurança encontrados nas escolas. Problemas esses que se faziam presentes em quase todos os estabelecimentos de ensino e que em uns, mais que em outros, determinavam comprometimento na segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações dos estabelecimentos.
Alguns dos problemas mais comuns encontrados, em relação a escolas, como já foi constatado em diversos centros urbanos estão: instalações físicas inadequadas. As escolas em geral não eram planejadas para o número de aluno que acolhem, para o número de profissionais envolvidos no processo educativo, para atender a comunidade e muito menos para preservar a segurança das pessoas que a frequentam, muitas vezes sendo instaladas sem qualquer cuidado quanto às vizinhanças atuais ou futuras. A falta de conhecimento sobre a segurança ou sua falta, também determinavam a existência de instalações inadequadas ao funcionamento
de estabelecimentos de ensino com segurança.
Falta de acomodações e controle de alunos em espera as escolas mais procuradas são aquelas de mais fácil acesso, seja usando transporte coletivo ou individual.
Lembrando que mesmo aquelas que estão localizadas fora dos grandes movimentos, acabam por ser o fato gerador do trânsito de pessoas e veículos. Assim, torna-se imprescindível que os alunos permaneçam sempre dentro dos limites do estabelecimento, mesmo enquanto em estado de espera.
Distância entre os educadores, educandos, família e administradores, muitas razões determinaram esta distância. Infelizmente a Escola não acompanhou o desenvolvimento
de sua comunidade. É muito comum, inclusive que os administradores e educadores não residam ou nem ao menos convivam ou conheçam a cultura da comunidade onde atuam.
Atitudes isoladas de muitos segmentos em busca de soluções é fato que diante de qualquer problema coletivo, muitas iniciativas ocorrem para a sua solução. No entanto,
quando tratamos de dificuldades encontradas nas escolas para se manter, restabelecer ou conquistas o fator segurança, se estas iniciativas não forem concatenadas e com
o mesmo objetivo, as respostas de solução serão mais demoradas e quem sofre é o coletivo. Assim, encontrou-se trabalho árduo da educação, intenso por parte das
polícias, voluntários dedicando-se a uma ou outra solução, iniciativas isoladas por parte de algumas escolas e comunidades e é claro algumas dessas alternativas obtendo êxito e outras não.
Arena de conflitos interpessoais e intergrupais a escola por ser o centro das aglomerações e das movimentações de pessoas nos horários de aula na comunidade,passa a ser arena de muitos conflitos, principalmente aqueles que para se solucionarem ou mesmo se fortalecerem necessitam de opiniões externas. E o maior palco tornou-se o ambiente escolar. Assim, facilmente encontravam-se nas escolas pessoas buscando afirmar suas lideranças, derrubar outras, resolver conflitos ou ainda buscar o seu adversário num momento de desproteção, para vencê-lo.
E como em Sousa essa realidade não é muito diferente levou a muitas ocorrências de vulto, como agressões e uso de dorgas nas imediações e dentro de estabelecimentos
de ensino sendo estes, alguns dos fatores que quando não administrados a contento, levam ao sentimento de insegurança e a acontecimentos que demonstram a violência no
ambiente escolar.
Então a o 14º BPM e as Escolas uniram-se buscando solucionar estas constatações, partindo dos conhecimentos da própria comunidade escolar.

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