Polícia Militar realiza a VIII Corrida Tiradentes

O Centro de Educação

Em 2 de abril de 1956 surgiu o primeiro órgão de Ensino da Polícia Militar da Paraíba, inicialmente chamado de Centro de Instrução. Era localizado no Bairro do Róger, ao lado do Parque Arruda Câmara (Bica), onde funciona atualmente a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). Devido à falta de estrutura só era possível formar 40 policiais por Curso, chegando a 120 por ano.
Em outubro de 1975, o antigo Centro de Instrução mudou-se para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro de Marés, por trás do atual Corpo de Bombeiros. No entanto, após alguns anos, a estrutura do CFAP não podia mais conter o número de alunos que freqüentava os cursos daquela Unidade, em virtude do aumento de efetivo da PM.
Em 1988, o CFAP foi transferido para as instalações atuais, que tinham como finalidade sediar o 1º Batalhão de Polícia Militar, porém, passou a servir definitivamente como centro de treinamento dos policiais.
A nova Unidade Escola recebeu o nome de CFAP Novo, já que existiam apenas alguns blocos. Após a conclusão das edificações, o Centro de Ensino foi inaugurado no dia 18 de abril de 1990. Além dos cursos tradicionais, outros cursos foram criados, a exemplo do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Curso de Especialização em Segurança Pública (antigo CAO) e o Curso em Gestão de Tecnologia de Ensino (CGEST).
Com o advento da Lei Complementar 87, de 02 de dezembro de 2008, O Centro de Ensino da Polícia Militar, recebeu a nova denominação de Centro de Educação, pois à amplitude dos conhecimentos desenvolvidos não se restringiam apenas ao Ensino, e sim a Educação no sentido mais amplo da palavra.
O Centro de Educação tem buscado, ao longo de mais de duas décadas de existência, atender de forma eficaz às necessidades de formação, capacitação e aperfeiçoamento dos Oficiais e Praças, não só da Paraíba, como também de outros Estados, sendo considerada uma Instituição de Educação modelo para todo o Brasil, como podemos comprovar com a instalação da Força Nacional, que preparou parte dos policiais militares que realizaram a segurança dos Jogos Pan-americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro.
O caráter social da corrida, que faz poucas exigências aos seus adeptos e pode ser praticada sem materiais esportivos de alto custo, foi, inclusive, um dos motivos que fez o Comando do Centro de Educação optar pela modalidade para festejar o 21º aniversário da Instituição.
Nesse pensamento vem sendo realizada ha oito anos consecutivos a Corrida Tiradentes, que além de comemorar a criação dessa conceituada Instituição, homenageia também, o Patrono da Policias e Bombeiros Militares de todo o Brasil.
A Corrida Tiradentes na sua 7º edição colocou mais de 1000 apaixonados por corrida que percorreram as principais artérias da cidade de João Pessoa. Para a 8º edição esperamos inscrever 1500 atletas de todos Estados da Federação. Marcando de vez o ingresso da prova no calendário esportivo nacional.

VIII CORRIDA TIRADENTES

CORRIDA DE 10.4 KM E 6 KM

DIA: 20 DE ABRIL

HORÁRIO: 19:30

LARGADA: 10.4 KM – FINAL DA AVENIDA BEIRA RIO COM AVVENIDA CABO BRANCO (ANTIGO BOCO MOCO)

PERCURSO : AVENIDA CABO BRANCO, ESTAÇÃO CIÊNCIA, PB 008, AVENIDA HILTON SOUTO MAIOR, ACESSO AO DETRAN ATÉ O CENTRO DE EDUCAÇÃO

LARGADA: 6 KM – ESTAÇÃO CIÊNCIA

PERCURSO : PB 008, AVENIDA HILTON SOUTO MAIOR, ACESSO AO DETRAN ATÉ O CENTRO DE EDUCAÇÃO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01 A ATÉ AS 12:00 HORAS DO DIA 19 DE ABRIL

POSTOS DE INSCRIÇÃO:

CENTRO DE EDUCAÇÃO
QUARTEL DO COMANDO GERAL
ASSOCIAÇÃO DO CORREDORES DA PARAIBA
PROJETO CAMINHAR PRAIA E RONALDÃO
ACAI DA PRAIA (MANAIRA)

INSCRIÇÃO: 15,00

MAIORES INFORMAÇÕES:
3213-9240
88311319

Compartilhar