Policias Militar e Civil definem plano de segurança para o Folia de Rua e Carnaval

Os policiais militares estão presentes no Folia de Rua
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba apresentou, na manhã desta sexta-feira (25), o plano especial de segurança a ser executado durante o projeto Folia de Rua, em João Pessoa, e Carnaval 2011 em todo o Estado. Mais de sete mil policiais civis, militares e bombeiros militares vão atuar durante as festas, garantindo a segurança dos foliões.

A Polícia Militar vai empregar um efetivo de 4.513 homens, 200 viaturas, 100 motos para patrulhamento, 40 cavalos e cães e 200 estações móveis de comunicação. Só nas prévias carnavalescas serão três mil policiais trabalhando. Os Bombeiros Militares vão disponibilizar 1.632 homens, com serviço de guarda-vidas, busca e salvamento e combate a incêndios. Para as prévias serão 188 policiais, além de viaturas e bote inflável.

Já a Polícia Civil contará com um efetivo de 968 homens, entre delegados, agentes e escrivães. Ao todo, serão usadas 115 viaturas, além de duas delegacias móveis. Do Instituto de Polícia Científica serão 30 peritos, 11 viaturas e oito rabecões para atender as demandas em todo o Estado. Só para as prévias estão escalados 143 policiais civis. “É um grande esforço de todos os órgãos operacionais para que o Estado tenha um grande nível de segurança durante os eventos de Carnaval”, frisou o secretário executivo Raimundo José Araújo Silvany.

Em João Pessoa, os blocos com maior concentração de público vão contar com um efetivo diferenciado. Nas Virgens de Tambaú, com público estimado em 200 mil pessoas, serão empregados 489 homens da Polícia Militar e 16 postos de observação em todo percurso. “Dessa forma, os militares terão uma visão melhor do que está ocorrendo”, explicou o secretário executivo.

Serão 26 viaturas que estarão posicionadas em pontos estratégicos de acesso a Avenida Epitácio Pessoa. Serão empregadas 18 motos, cães e a cavalaria, bem como estações móveis de comunicação. A polícia vai contar, ainda, com mais um aparato de segurança. Seis câmeras instaladas ao longo do percurso serão monitoradas pela polícia. “Qualquer distúrbio, qualquer problema, a Polícia Militar será acionada imediatamente, com a visão panorâmica, esse é o diferencial desse Carnaval”, ressaltou o secretário executivo.

Durante o bloco Muriçocas do Miramar serão disponibilizados 655 policiais militares, 89 bombeiros militares e 62 policiais civis. A Ouvidoria e Corregedoria estarão funcionando em plantão de 24h pelo número 0800 281 9010. O Disque Denúncia pelo número 197 continua disponível à população 24h.

Funcionamento das Delegacias – Durante o desfile dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú, a 3ª Delegacia Distrital, na Epitácio Pessoa e a 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú vão funcionar em regime de plantão extraordinário e uma delegacia móvel será instalada na concentração de cada bloco.

Durante os desfiles dos blocos Picolé de Manga e Cafuçu haverá plantão na 2ª Delegacia Distrital, no Centro. Para o desfile das escolas de samba do Carnaval Tradição, na Avenida Duarte da Silveira, haverá reforço no plantão da 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas e a instalação de uma delegacia móvel no local.

Além do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, participaram da apresentação do Plano de Segurança para o Carnaval e Folia de Rua 2011, o comandante geral da Polícia Militar, Euller de Assis Chaves; o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro Nascimento Filho; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, entre outros.

Compartilhar