Segurança para o Carnaval vai ter câmera de monitoramento

Autoridades garatem segurança nos festejos de momo

O esquema de policiamento para o Carnaval e o Folia de Rua deste ano vai contar com monitoramento de câmeras de vídeos e reforço no sistema de inteligência e do efetivo nas ruas. Na próxima sexta-feira (25), será apresentado o Plano de Segurança para o Carnaval, durante entrevista coletiva à imprensa (em horário e local ainda a ser definidos).

Na manhã desta terça-feira (22), uma reunião no Centro de Formação da Polícia Militar, em Mangabeira, definiu o esquema de segurança para o período carnavalesco, em especial o Folia de Rua e os desfiles dos blocos Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar.

Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, hospitais de Emergência e Trauma e Ortotrauma, Batalhão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A reunião foi aberta pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima. Os coronéis Euller Chaves e Jair Carneiro, respectivamente comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presentes.

A novidade para esse ano será a instalação de seis câmaras de monitoramento de vídeo em todo o percurso dos blocos pré-carnavalescos da Capital. A iniciativa será uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

As câmaras serão instaladas desde o cruzamento das Avenidas Epitácio Pessoa com Rui Carneiro até o Busto de Tamandaré. As imagens serão monitoradas por técnicos do órgão e também por policiais, que terão comunicação direta, através de rádio, com o efetivo que estará em campo.

Outra medida que também será adotada a partir da comunicação por rádio, será a presença de um policial em cada trio elétrico que desfilará pela Avenida Epitácio Pessoa. A iniciativa permitirá que o profissional tenha uma visão privilegiada da festa e que possa acionar com rapidez os policiais que estarão infiltrados na multidão.

Plano – Na coletiva de imprensa prevista para acontecer na sexta-feira (25), a Secretaria da Segurança irá informar o efetivo de cada órgão os métodos de policiamento utilizado no evento. A Polícia Civil vai instalar uma delegacia móvel, com a patrulha de policiais descaracterizados sob comando de delegados e reforço no efetivo das delegacias da área – 3ª e 10ª Distritais.

Ao Corpo de Bombeiros caberá, além de suas atribuições, fiscalizar para que não haja excessos de foliões nos trios elétricos e, com isso, evitar acidentes.