Governo do Estado entrega 143 novas viaturas a PM, PC e BM

Novas viaturas
Governador entrega 143 novos veículos à Secretaria de Segurança
28-Dez-2010A+ A-

Maranhão entrega chaves de viaturas. Em 22 meses de gestão, foram adquiridas cerca de 500 viaturas e capacitação de seis mil policiais

O sistema de segurança pública da Paraíba tem hoje uma frota de aproximadamente 500 viaturas novas, distribuídas entre as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Polícia Científica. Na manhã desta terça-feira (28), o governador José Maranhão fez a entrega de 143 viaturas, sendo 100 para a Polícia Militar, 35 para a Polícia Civil e oito caminhões tanque de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros. Após entregar as chaves de uma viatura ao comandante geral da PM, coronel Wilde Monteiro, o governador José Maranhão inspecionou a nova frota estacionada na praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Redenção.

Viaturas na praça João PessoaMaranhão afirmou que nesses vinte e dois meses de governo investiu na segurança pública, com aquisição de cerca de 500 viaturas, armamentos, munição, coletes à prova de bala, equipamentos de comunicação, reforma do Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP, além de ter investido na formação de alguns milhares de policiais, o que significa investimento em recurso humano. O governador revelou que a locação de veículos e viaturas não é recomendável, custa muito ao Estado, por isso ele decidiu por comprar a frota das polícias.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou que cargo público tem que ser exercido com responsabilidade e cumprimento do dever e por isto trabalhará, entregará obras até o dia 31 de dezembro. Destacou que a frota das políciais estava sucateada quando assumiu o governo em fevereiro de 2009, e o que havia eram carros locados. Decidiu então dotar a PM e a Polícia Civil de frota própria.

Os secretários da Segurança e Defesa Social, (titular e executivo) Gustavo Gominho e coronel Cordeiro destacaram que as viaturas do Corpo de Bombeiros foram adquiridas com recursos do Funesbom – Fundo Especial de Bombeiros. As 135 viaturas, 100 para a PM e 35 para a Polícia Civil, foram compradas com recursos do Tesouro do Estado.

No atual Governo, foram realizadas três aquisições de viaturas. De acordo com o coronel Cordeiro, no primeiro lote, a PM e a Civil receberam cerca de 200 caminhonetas cabine dupla da marca Ranger, sendo 30 para o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. As caminhonetas são ideais também para a Patrulha Rural, uma modalidade de policiamento implantado neste governo. Houve ainda a aquisição de 150 motocicletas.

Para a Polícia Militar, na primeira etapa, foram entregues 100 caminhonetes. Em outra etapa, a Corporação recebeu 100 motos para a ROTAM e agora mais 100 novas viaturas, totalizando para a PM 300 veículos. No total, a Polícia Civil recebeu 110 viaturas.

Investindo em capacitação

A PM também investiu na formação de seu efetivo. Em 2009 foram formados e capacitados 1.850 policiais. Agora, em 2010 foram mais de 4.000 PMs que realizaram cursos de especialização ou formação.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Rodrigues, comemorou a aquisição de 30 viaturas para a Corporação em um ano e dez meses da atual administração. Além das oito entregues nesta terça-feira outras seis viaturas de resgate com recursos já empenhados, vão ser adquiridas. Rodrigues afirmou que todas as dez unidades da Corporação no Estado terão uma viatura de combate a incêndio.

Compartilhar