Policia Militar comemora o dia internacional da mulher

Coronel Monteiro realiza palestra para as mulheres no CMTG com a coronel Cristiane e TC Íris compondo a mesa

“O espírito de luta da mulher policial ultrapassa todas as fronteiras”. Foi com esta observação que o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, abriu a palestra comemorativa o dia internacional da mulher 8 de março. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório do Quartel do Camando Geral da Corporação, localizado no Centro da Capital.
Na oportunidade, o coronel Monteiro destacou o trabalho incansável de todas as mulheres que fazem a Polícia Militar da Paraíba, bem com destacou o empenho das mulheres em todos os setores da Polícia Militar, seja no lado administrativo como na parte operacional.
EM 1987 a Polícia Militar da Paraíba incluía em seu efetivo as primeiras mulheres da Instituição, as então alunas-oficiais Cristiane Widt Cavalcanti Viana, Íris Oliveira do Nascimento e Socorro Cristiane Albuquerque de Oliveira.
No mesmo ano, para freqüentarem o Curso de Formação de Sargentos foram selecionadas as alunas Virgília Paula Eduardo dos Santos, Mônica Carvalho de Miranda Freire e Carmem Lígia Fernandes de Oliveira.
Com muita garra e determinação as pioneiras conseguiram superar os obstáculos inerentes a esta carreira, até então exclusivamente masculina, abrindo caminho para aquelas que igualmente aceitaram o desafio.
A partir de 1990 surgiram novos cursos com a participação feminina fortalecendo a integração da mulher na Polícia Militar, as quais após a formação trabalhavam em igualdade de condições com os demais colegas de farda nas mais diversas modalidades de policiamento e atividades.
Atualmente a Polícia Militar da Paraíba conta com um efetivo de 566 mulheres, apresentando 5,94% do efetivo total, distribuídas em todos os Batalhões e nas mais diversas funções policiais.

Compartilhar