Polícia considera tranqüila as prévias carnavalescas na Capital

As autoridades policiais consideraram tranquilos os festejos pré-carnavalescos realizados em João Pessoa no final de semana que passou. Nas áreas onde houve desfile de blocos, as delegacias registraram apenas queixas de perda de documentos e pequenos furtos. Para o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, coronel Carlos Américo, esse clima de paz é resultado do esquema de segurança montado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS). Só a PM colocou mais de mil homens nas ruas para garantir a ordem durante a folia.

“Não houve nem prisões ou apreensões. Os policiais apenas precisaram conter os foliões que se envolveram em brigas durante a festa”, destaca o comandante. A falta de ocorrências graves foi percebida até nas delegacias de Tambaú e da Avenida Epitácio Pessoa, localizadas próximas ao percurso do bloco ‘Virgens de Tambaú’ no último domingo (7).

“Registramos queixas relacionadas a perda de documentos e pequenos furtos, crimes considerados de menor gravidade e sem violência. Isso é muito positivo, porque em anos anteriores o desfile do bloco foi marcado por muitas ocorrências graves”, destaca Francisco Deusdete, delegado adjunto da 3ª Delegacia Distrital, localizada na Epitácio Pessoa. O mesmo ocorreu na 10ª Delegacia Distrital, instalada em Tambaú. No local, não foram registradas queixas relacionadas a crimes de maior potencial ofensivo.

Policiamento – A Polícia Militar empregou todas as modalidades de policiamento na segurança dos festejos pré-carnavalescos. Equipes da Radiopatrulha, Ciclopatrulha, Cavalaria, Canil, Rotam e Choque acompanharam de perto o percurso dos blocos para inibir a ação de bandidos.

A operação contou até com a presença de policiais do Serviço de Inteligência da PM. Agentes à paisana se infiltraram na multidão para identificar traficantes de drogas, portadores de armas e os chamados ‘lanceiros’, criminosos que praticam pequenos furtos no meio da agitação.

Reforço – Além disso, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social reforçou o plantão nas delegacias, determinou o uso de delegacias móveis nos trechos de grande concentração de pessoas e colocou equipes do Grupo de Operações Especiais (Goe) nas ruas.

Segundo o coronel Américo, a previsão é que o Carnaval também transcorra de forma tranquila. “Iremos colocar mais de mil homens nas ruas, além de redobrar a fiscalização em todos os pontos onde houver festas. A determinação do Governo é que todo o efetivo da tropa seja empregado para garantir uma festa de paz”, declara.

Alerta – De acordo com o delegado Francisco Deusdete, a perda de documentos foi a maior responsável pelas queixas registradas nesse final de semana. Ele orienta que as pessoas evitem ir para a folia portando muita documentação. “O ideal é que elas levem uma cópia da cédula de identidade autenticada. Se isso não for possível, devem levar apenas a identidade. Também precisam levar pouco dinheiro. Apenas a quantidade suficiente que será usada naquela noite”, aconselha.

Compartilhar