7 de setembro: Incorporação do Pavilhão Nacional e mensagem do comandante abrem a programação da PM

Foto: Sd Wagner Varela
A Polícia Militar realiza a incorporação do pavilhão nacional às 6h30 desta quinta-feira (7), abrindo oficialmente a programação da PM no desfile que celebra os 195 anos de independência do Brasil de Portugal, que foi declarada em 7 de setembro de 1822. O ato, que simboliza o patriotismo e respeito ao símbolo nacional, acontecerá na frente da sede do comando geral da corporação, na Praça Pedro Américo, no centro da capital.

Durante a incorporação, estarão em forma todos os 21 pelotões de policiais, alunos, viaturas e animais que vão participar do desfile da instituição. São policiais do choque, canil, cavalaria, gate, rotam, força tática, força regional, do grupamento especializado em operações na área de caatinga, a companhia feminina, os guardas militares da reserva, CEATur, da área de saúde, os cadetes da PM, alunos do curso de habilitação de oficiais, de formação de sargentos e soldados, bem como do colégio da polícia militar, do Proerd, entre outros.

Enquanto o evento não começa, a banda de música estará, a partir das 6h, passando o som das músicas que vão animar o desfile, a exemplo da canção “Aleluia”, de Leonard Cohen. Este ano, o tema da Polícia Militar será “a Paraíba de Fé e Paz”, com a banda trazendo para o público músicas de artistas que falam das conquistas e belezas do Estado.

O ato, que tem duração de aproximadamente 20 minutos, será encerrado pela mensagem do comandante-geral, coronel Euller Chaves, quando a PM já sairá marchando em direção à avenida Duarte da Silveira.

PROGRAMAÇÃO:

6h – A Banda de música passará o som, tocando a música Aleluia”, de Leonard Cohen, bem como a de artistas paraibanos consagrados, a exemplo de Zé Ramalho.
6h30min – Toda a tropa já estará formada ao lado do Quartel do Comando Geral para a incorporação do Pavilhão Nacional.

6h35min – O Comandante da tropa da PM no desfile, tenente-coronel Francisco Rubens Campos, apresentará a tropa pronta para o desfile ao comandante-geral da instituição, coronel Euller Chaves.

6h40min – O comandante-geral da instituição, coronel Euller Chaves, fará a leitura da mensagem de 7 de setembro para todos os policiais militares, declarando aberta a programação da instituição nos desfiles de João Pessoa e das demais cidades paraibanas.

6h50min – O Comandante da tropa da PM no desfile, tenente-coronel Francisco Rubens Campos, pedirá permissão ao comandante-geral da instituição, coronel Euller Chaves, para conduzir os policiais até o local do desfile, saindo marchando de lá até a avenida Duarte da Silveira.