Stand da Polícia Militar foi destaque em feira de exposição em João Pessoa

Patrimônio imaterial da Paraíba, Banda de Música da PM se apesentou nos dias de maior movimentação de público
Durante dez dias de multifeira de exposições, realizada no Centro de Convenções em João Pessoa, centenas de pessoas puderam visitar o Stand da Polícia Militar, conhecendo um pouco mais da história da instituição mais antiga do Estado, e as atuais ferramentas que ela dispõe para segurança pública.

De 14 à 23 de julho, os visitantes puderam conhecer algumas peças históricas do museu da Polícia Militar, como a viatura Fusca, utilizada na década de 1960 até o início dos anos 80, uniformes históricos, radiocomunicador, e as medalhas e láureas que são entregues aos policiais pelos serviços prestados.

Visitantes, e em especial as crianças, também tiveram uma aula de conscientização ambiental a partir da exposição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) com animais taxidermizados. Os cachorros da Companhia de Cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram apresentações, interagiram com o público e mostraram como os animais são utilizados no combate ao tráfico de entorpecentes.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) mostrou o trabalho desenvolvido na prevenção com crianças. A Banda de Música da Polícia Militar, patrimônio imaterial do Estado, realizou apresentações musicais nos dias de maior movimentação de público na feira.

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) demostrou à população o uso do etilômetro e as ações no combate aos crimes de trânsito e infrações. Quem visitou o stand pôde ainda andar nos veículos individuais de policiamento (VIP) da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur).

Tecnologias e ferramentas que a PM dispõe para manutenção da segurança pública como sistema de videomonitoramento, intranet e drones também foram apresentados ao público. Visitantes conheceram mais de perto como as novas tecnologias auxiliam o policial no combate aos crimes contra a vida e patrimoniais.

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO POLICIAL – Para os jovens visitantes que tinham interesse em fazer parte da corporação, cadetes da Academia de Polícia do Cabo Branco, futuros bacharéis em Segurança Pública, explicaram as duas formas de ingresso na corporação, através do Curso de Formação de Oficiais, e do Curso de Formação de Soldado.

A rotina vivida no CFO e CFSd e a importância da capacitação policial militar foram abordadas pelos alunos. As inscrições para o CFO estão abertas até o próximo dia 28 de agosto, e as formações de oficiais e soldados ocorrem atualmente no Centro de Educação e unidades de ensino.

Compartilhar