Comandante Geral é homenageado pelo GEOsAC e condecora integrantes do grupamento

Solenidade de entrega do Facão Tarairiús, símbolo máximo dos guerreiros de caatinga. (Foto: Wagner Varela)
O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, foi homenageado pelo Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), esta semana, durante cerimônia que reuniu os policiais especializados para a atuação em área de caatinga, realizada na cidade de Pocinhos. O coronel Euller recebeu o Facão Tarairiús, símbolo máximo dos guerreiros de caatinga.

A cerimônia resgatou um pouco da história da tribo dos índios Tarairiús, famosos pelo combate aos portugueses no sertão do nordeste brasileiro, principalmente na área de caatinga. Eles habitaram a cidade de Pocinhos, onde hoje fica localizada a base do GEOsAC. Além do Comandante Geral, receberam também o facão que carrega o nome dessa corajosa tribo indígena, o comandante do 10° Batalhão, major Pablo Cunha, e outros 14 policiais que passaram pelo Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (COSAC) pela Polícia Militar da Paraíba.

Durante a solenidade, o coronel Euller, que foi responsável pela implantação do GEOsAC, em fevereiro deste ano, fez a entrega de 5 láureas e 2 medalhas aos integrantes do grupamento. Uma das medalhas, a cruz de sangue, destinada a policiais mortos ou feridos em combate, foi entregue ao subcomandante do GEOsAC, tenente Floristan, que foi ferido em um tiroteio, no último mês de maio, durante ação contra uma quadrilha que atacou o banco do Bradesco da cidade de Cuité, ocorrência que teve como resultado a prisão de 5 integrantes do bando que praticou o crime.

A Polícia Militar realiza a partir de agosto mais um COSAC para capacitar 40 policiais, com treinamentos para atender ocorrências de alta complexidade em áreas urbanas e rurais, a exemplo do enfrentamento de quadrilhas de ataques a bancos.

Compartilhar