Comandante do 2º BPM recebe duas homenagens na câmara da Capital

A homenagem foi prestigiada pelo próprio comandante geral, Coronel Euller Chaves
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, recebeu na tarde desta quinta-feira (07) o título de cidadania pessoense e a medalha poeta ‘Ronaldo Cunha Lima’, honrarias concedidas durante uma sessão especial, no plenário de Napoleão Laureano. A entrega foi prestigiada por varias autoridades civis e militares, que lotaram a casa legislativa.

Representando o Governador do Estado, o Vice-Governador Rômulo Gouveia, ressaltou que a homenagem reconhece o trabalho que o tenente-coronel vem desempenhando pela segurança pública do Estado.

“Em nome do governo quero agradecer a dedicação e o empenho que este policial tem demonstrado nesta gestão, tendo comandado de forma brilhante o 5º Batalhão, em João Pessoa, e agora o 2º Batalhão, na cidade de Campina Grande”, pontuou Rômulo Gouveia.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, parabenizou o homenageado destacando a postura de liderança do oficial.

“A polícia militar não poderia se calar diante de um momento como esse, pois se formula ao conhecimento público essa escolha como reconhecimento de um líder desse nosso processo de construção para a sociedade, construído a partir de um trabalho em equipe e feito a várias mãos”, frisou o Comandante, utilizando em seu discurso trechos da poesia de Ronaldo Cunha Lima.

O homenageado agradeceu o título e a medalha nomeando os militares que sempre estiveram com ele. “É importante ter esses amigos de outrora e esses novos amigos que chegam, por isso quero dividir com todos os policiais militares essa homenagem que tanto me orgulha”, externou Souza Neto.

A propositura das duas homenagens foi do vereador Marcos Antônio (PPS), através de um requerimento aprovado por unanimidade na casa de Napoleão Laureano. O tenente-coronel é a primeira autoridade a receber a medalha poeta Ronaldo Cunha Lima, honraria recém-criada na câmara da capital para ser concedida a personalidades de destaque em várias áreas de atuação.

O oficial da PM já havia recebido em junho do ano passado o título de cidadão campinense, durante uma sessão na Câmara Municipal de Campina Grande.

Dados – O 2º Batalhão, em um ano e dez meses sob o comando do tenente-coronel Souza Neto, já prendeu e apreendeu 2.471 pessoas suspeitas de crimes, apreendeu mais de 200 quilos de entorpecentes, tirou de circulação 516 armas de fogo e executou 203 mandados de prisão que estavam em aberto, durante as mais de 20 mil ocorrências atendidas, segundo a seção de planejamento do Unidade, em Campina Grande.

O homenageado – Tenente-coronel José Rodrigues de Souza Neto é natural do município de Guarabira, localizado no Brejo paraibano. Ele é bacharel em seguraça pública, formado pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB) no ano de 1997, já serviu em 1992 como oficial no Exército Brasileiro, pelo 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada – RCMec. Tem cursos de para-quedismo pela Confederação Brasileira de Pára-quedista, Aeroclube da Paraíba (1997), gerenciamento de crises pela PM do Estado de São Paulo (1998), curso de “High Risk Patrol” patrulhamento de alto risco pela “Tactical Explosive Entry School” – TEES Brazil, segurança de autoridades pela PM/PB, direitos humanos internacionais pela Cruz Vermelha Internacional, motopatrulhamento pela Rondas Ostensivas com apoio de motos (ROCAM) pela PM de Pernambuco, curso de imobilizações táticas, ministrado pela SWAT e segurança de autoridades pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, dentre outros.

Trajetória – Em 1997, Souza Neto assumiu o comando do Canil, da Companhia de Choque; Em 1998 foi nomeado Sub-Comandante da CPTRan (Companhia de Policiamento de Trânsito) de João Pessoa; Em 2000, foi responsável pela fundação e comandou a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas), também na capital; Em 2003, trabalhou na Casa Militar do Governador e, de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, esteve à frente do 5º Batalhão de Polícia Militar, situado no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. No dia 27 de janeiro de 2012 ele assumiu o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Campina Grande.