Oficial da PMPB participa de seminário sobre ‘Gestão de Multidões’

Seminário discutiu a Gestão de Multidões, Manifestações e Distúrbios Civis nos Grandes Eventos
O coordenador de Planejamento Operacional da Polícia Militar da Paraíba, tenente coronel Onivan Elias, participou, aúltima semana, do Seminário de Gestão de Multidões, Manifestações e Distúrbios Civis nos Grandes Eventos.

O evento aconteceu de 17 a 20 deste mês, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 300 profissionais dos órgãos de Segurança Pública estaduais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

Apesar de não ser uma das sedes da Copa, a Paraíba conquistou a oportunidade de participar do evento, através da PMPB, devido às atuações durante as manifestações que ganharam as ruas em junho passado. No Estado, todos os movimentos aconteceram de forma pacifica, sem registro de ocorrências de grande vulto.

“A iniciativa da distribuição das fitas brancas aos manifestantes, por exemplo, foi classificada como um ‘boa prática’ na gestão de multidões e fará parte da Diretriz que será elaborada pela SESGE, como parte do documento final do evento”, ressaltou Onivan, ao citar a ação proativa da `Polícia Militar da Paraíba’ durante os protestos. Na ocasião, a entrega das fitas foi feita por policiais femininas e ação foi elogiada por todo que participaram dos eventos.

O evento – O objetivo do seminário foi elaborar o Plano de Gestão de Multidões, a fim de produzir conhecimento sobre a natureza dos grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e os protestos ocorridos nos últimos meses, que culminaram em casos de violência e distúrbio em alguns Estados.

O Plano deverá trazer planejamentos tático e operacional, abordando capacitação e treinamento dos agentes de segurança, estratégia para gestão de multidões, manifestações e distúrbios, amparo legal para ação policial, entre outros temas.

Além das manifestações que reuniram milhares de pessoas em diversas cidades brasileiras em 2013, o seminário também adordou os últimos eventos de grande concentração de pessoas, como os Jogos Pan-Americanos, a Rio +20, a Copa das Confederações da FIFA e a Jornada Mundial. Os próximos desafios da Segurança Pública estão voltados para a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016.

Compartilhar