PM homenageia psicóloga pioneira em seu quadro de professores

No Centro de Educação da PM, a professora Célia Luís foi homenageada por alunos, ex-alunos e comandantes (Fotos: Wagner Varela)
Foi em uma cerimônia cheia de musicalidade e emoção que a psicóloga pioneira do quadro de educadores do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Célia Luís, despediu-se da instituição. Após quase 23 anos colaborando com a formação dos policiais paraibanos, ela se aposentou, deixando um legado dentro da instituição, pautado na ética e no controle emocional no agir de cada policial.

A solenidade que marcou a despedida da educadora aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), no auditório do CE, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião, alunos e ex-alunos das quase 20 turmas que Célia ministrou aula participaram das homenagens à educadora. “Eu me sinto realizada, reconhecida, cumpridora da minha missão. Quando vejo meus ex-alunos, ex-comandantes e o meu comandante atual, reconhecendo meu trabalho, isso me torna uma pessoas feliz. Essa felicidade vem como resposta de todo o meu trabalho”, contou a professora, após ouvir os alunos cantarem músicas que exaltavam o papel do professor dentro da sociedade.

Ela também assistiu emocionada a um vídeo que mostrou toda a trajetória dela dentro da instituição. Ao final dele, foi exibida uma produção em que familiares e amigos falavam sobre a trajetória de vida e profissional de Célia. Um dos momentos ainda mais marcantes foi quando a educadora recebeu uma rosa dos representantes de cada turma a qual ela formou. “É muita emoção”, comentou a professor, ao ver a mobilização de tantas pessoas em torno das homenagens.

Durante toda a solenidade, a Banda de Música da Polícia Militar esteve presente, participando em momentos especiais que exigiam uma trilha sonora caprichada. A professora Célia Luís foi também condecorada, ao final do evento, com a medalha ‘Serviços Distintos”, dada àquelas pessoas que contribuíram para o engrandecimento da Polícia Militar e da sociedade.

“A professora Célia é uma marco dentro da Polícia Militar, acompanhando quase 20 turmas dos anos 1990 até o momento, participando da caracterização do ser policial militar, da definição de perfis, do aconselhamento de vida de cada um”, pontuou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

Ele lembrou, ainda, que a contribuição da psicóloga à instituição também passou pelo campo da gestão. “Tive ela como auxiliar quando fui comandante do Centro e recordo que montamos um questionário opinativo e atitudinal, a fim de fazer um comando pautado nos sentimentos e necessidades dos integrantes do CE. Avaliamos a satisfação dos policiais e pontuamos ações de comando em cima dos dados que a professora Célia coletou”, recordou Euller.

Além dele, também participaram das homenagens à professora Célia o sub-comandante geral da PM, coronel Francisco de Assis Castro, o comandante do Centro de Educação PM, coronel Sales Júnior, entre outras autoridades militares e civis. Atualmente, o CE conta com cinco profissionais psicólogos, que auxiliam na educação dos PMs em cursos de formação e de atualização.

“Nosso desafio agora é fazer uma gestão orientada por indicadores humanísticos, ferramenta que devemos está lançando em breve, buscando qualificar a vida do nosso profissional policial militar”, completou o comandante geral, coronel Euller Chaves.

Compartilhar