Brasões – 4º BPM

4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (4º BPM)

Autoria do Brasão:

Maj R/R FRANCISCO ANTÔNIO ANDRADE FILHO.

Descrição Heráldica:

Maj QOC LUIZ CÂNDIDO DA SILVA FILHO.

Maj R/R FRANCISCO ANTÔNIO ANDRADE FILHO. 

Colaboradores:

Maj QOC LUIZ CÂNDIDO DA SILVA FILHO.

2º Sgt QPC HERMERSON PEDRO SOARES DE OLIVEIRA.

Brasão:
  •  Escudo peninsular português, chefe com dois campos, em faixa, o superior de goles e o inferior de sable, contendo a inscrição “4° BPM”, em ouro. O primeiro cortado na vertical, com dois campos de prata, sendo o primeiro com um par de bucaneiras (garruchas) em aspa, de ouro, cosidas de sable, e o segundo campo com uma tocha acesa, de ouro, cosida de sable. O segundo cortado em horizontal, de prata com um engenho de cana-de-açucar e traços ondulados em sinopla.
Simbologia e alusão das peças:
  •  As bucaneiras (garruchas) representam a Polícia Militar;
  •  A tocha como um típico emblema de iluminação espiritual e conhecimento identifica a essência educacional, o espírito esportivo e o companheirismo inerentes dos militares estaduais deste Batalhão, o que reflete nas suas ações em defesa da sociedade e manutenção da ordem pública;
  • O engenho de cana-de-açucar é a representatividade do valor cultural e econômico da região geográfica sob atribuição do 4º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. No fundo traços ondulados fazem alusão ao relevo da Serra da Jurema, ponto mais elevado da região.
Compartilhar