Comandante-geral recebe novo livro sobre estudo de vitimização e reação policial durante horário de folga

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, recebeu na manhã desta sexta-feira (07) um estudo recém-publicado, de autoria de policiais militares paraibanos, que trata da reação e não reação aos crimes como roubo e latrocínio, que tiveram como alvos agentes de segurança pública no Brasil, que estavam fora do horário de serviço. A publicação, que ainda será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (10), é o resultado de cinco anos de estudos do tenente-coronel Onivan Elias, major Álvaro Cavalcante, e do cabo Valdomiro Bandeira.

“É um assalto”! E se eu reagir? Um guia de sobrevivência, analisou cerca de 900 casos em que policiais de várias Forças de Segurança estavam fora de serviço e foram vítimas diretamente de roubo e latrocínio, ou que interviram em situações em que outras pessoas foram o alvo da ação criminosa. De forma pioneira, a Polícia Militar da Paraíba já trata da temática de vitimização, realizando, desde 2016, workshops e treinamentos de proteção pessoal para policiais e agentes de segurança pública, que estão de folga. A atividade alcança desde alunos em cursos de formação, como aconteceu na última turma do Curso de Soldado, até policiais de instituições de outros estados e de países estrangeiros.

“A nossa corporação tem uma atenção especial com os policiais militares durante o serviço, ou fora do horário de serviço. Com este novo estudo, que complementa os treinamentos já realizados em anos anteriores pelos autores com nosso efetivo, o conhecimento se dissemina, e as proposições e conclusões irão fortalecer ainda mais o preparo de nossos pacificadores”, destacou o coronel Euller.

A entrega do livro pelos autores aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira (07), no gabinete do próprio comandante-geral, no quartel do comando da instituição (foto acima). O livro será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (10), às 20h, no Clube dos Oficiais, em João Pessoa. A ocasião será transmitida pela internet, contando com participantes de estudiosos no assunto, operadores do Direito, e gestores de instituições públicas.

Compartilhar