Policiais militares continuam recebendo máscaras e álcool para prevenir contágio do coronavírus

O cuidado com a saúde física e emocional dos policiais militares da Paraíba durante o período da pandemia do Covid-19 continuam. Desde o fim do mês de março até agora, a Polícia Militar, através de sua Diretoria de Apoio Logiatico (DAL) adquiriu e distribuiu 3.377 litros de álcool, incluindo álcool em gel e álcool 70% (foto ao lado), além de 26.100 máscaras para o efetivo, muitas delas reutilizáveis.

A corporação também estabeleceu a Comissão de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, que publicou quatro instruções normativas nos Boletins Internos. Os documentos estabeleceram procedimentos policiais para prevenção de contágio do coronavírus, padronização do registro de dados na PM sobre a pandemia de Covid-19, processamento de atestados por suspeita de coronavírus, e afastamento do serviço presencial de policiais em grupo de risco.

A capitã Tereza Neuma, policial médica infectologista do Quadro de Oficiais de Saúde da PMPB, destacou algumas ações e procedimentos adotados pela corporação na prevenção ao coronavírus e que, no entender dela, tiveram grande impacto positivo nos municípios e em todo o Estado. Algumas dessas ações foram de conhecimento público, como apresentações em comunidades com o Policiamento Musical Solidário, abordagens diretas e convencimento da população sobre aglomeração.

Kits com máscaras também foram entregues aos policiais.

“Outros procedimentos, mais internos, de prevenção à disseminação do Covid-19 também foram colocados em prática como, reuniões preparatórias com o efetivo antes mesmo da quarentena, a preocupação em adquirir equipamentos de proteção para os policiais de acordo com o risco ocupacional, e a criação da Comissão de Enfrentamento do Coronavírus, antes mesmo de muito hospitais implementarem”, declarou a capitã. A oficial também lembrou que o apoio emocional dos policiais também foi mantido, através do Espaço Viver Bem.

“Todas essas ações, sob orientação do comandante-geral, coronel Euller Chaves, tornaram a Polícia Militar capacitada não só para seguir, mas para entender as demandas dos órgãos sanitários, e lidar com os ajustes necessários que ocorrem com o conhecimento que é adquirido dia-a-dia. Todo esse conjunto tornou a PMPB apta, como instituição, para a linha de frente efetiva de prevenção ao coronavírus tanto junto aos seus integrantes quanto na sociedade”, finalizou.

Compartilhar