GATE da Polícia Militar intervém e salva vida de homem durante surto na capital

Vida salva. Foi esse o resultado de uma ação do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba, no fim da noite dessa última sexta-feira (10), em João Pessoa. A ação impediu um homem de tirar sua própria vida, durante um surto psicótico no apartamento da família, no bairro de Tambaú.

A ocorrência, que começou por volta das 18h30, aconteceu após o causador da crise, um homem de 31 anos de idade, surtar, ameaçando familiares, e alegando que iria se matar. “Os policiais da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur) e o Corpo de Bombeiros realizaram os primeiros procedimentos no local, fazendo um cerco, e colhendo informações sobre o perfil do homem causador do evento crítico”, explicou o tenente F. Alexandre, que esteve à frente da ação do GATE, unidade de elite da PM, responsável por atender ocorrências de alta complexidade.

Com a chegada do GATE, foi iniciada a negociação, que durou cerca de duas horas e visava a rendição e o encaminhamento do homem para o atendimento médico. “Em todo momento, o causador do evento crítico era agressivo e estava muito agitado. Ele já havia quebrado vários objetos no local, impedia nossa entrada, e ameaçava sua própria vida, tanto com uma faca ou alegando que iria pular do apartamento”, relatou o oficial. Segundo os policiais, os familiares do homem disseram que ele usava tanto drogas ilícitas quanto remédios controlados, e que surtava frequentemente.

Durante a negociação, o causador em surto ainda colocou fogo em um pano e arremessou contra o time tático do GATE. Logo após isso, e devido à instabilidade e agressividade do homem, o GATE decidiu pela intervenção tática. O causador da crise foi contido e imobilizado pelos policiais, que utilizaram o dispositivo de condução elétrica e a munição de elastômero, instrumentos de menor potencial ofensivo. Após a ação, o homem foi encaminhado para o atendimento médico, seguindo para o Hospital de Emergência e Trauma.

A Polícia Militar repassou as informações referentes ao caso para a Polícia Civil, para as devidas apurações.

Compartilhar