Polícia Militar institui Operação Previna-se com trabalho voltado para o período de prevenção ao COVID-19

A Polícia Militar da Paraíba instituiu a Operação “Previna-se”, com várias ações para serem adotadas no âmbito da corporação para minimizar o risco de contágio e alastramento do novo coronavírus (COVID-19) entre os policiais militares e com as pessoas que têm contatos com os profissionais da corporação. Os procedimentos foram divulgados por meio de uma diretriz baixada pelo Estado-Maior Estratégico.

A Operação, que vai durar enquanto estiver em vigor o decreto estadual nº 40.122, que no último dia 14 de março declarou situação de emergência no Estado da Paraíba, define atribuições e responsabilidades a serem adotadas por vários escalões hierárquicos da corporação.

Entre as metas da operação, estão a minimização do risco de contágio e alastramento da doença entre os policiais militares e sociedade, bem como a adequação das recomendações governamentais nacionais e internacionais quanto ao enfrentamento da doença.

Para isso, uma série de medidas internas foram tomadas: A suspensão das formaturas, eventos, reuniões, solenidades, cursos e estágios presenciais; a interdição de bebedouros de uso coletivo; a orientação para que as viaturas, especialmente vans, ônibus ou outro transporte coletivo de efetivo faço o deslocamento com os vidros baixados para aumentar a circulação de ar dentro do veículo; o reforço da higienização frequente das mãos, das viaturas, das chaves, volante, manopla do câmbio e das maçanetas e puxadores das portas; a manutenção da distância mínima de pelo menos um metro quando for verbalização nas ocorrências; entre outras.

Reforço nas ruas – O trabalho nas ruas será intensificado, com reforço maior das rondas perto dos hospitais, farmácias, estabelecimentos de venda de alimentos e outros locais em que a presença de pessoas pode aumentar nesse período de prevenção ao vírus. Os policiais estarão orientando às pessoas que forem encontradas nas ruas para que, caso seja possível, mantenham-se em casa. 

Compartilhar