Governo restaura prédio que abrigará Batalhão de Motos

O prédio onde vai funcionar o Batalhão Especial de Policiamento com Motocicleta está passando por uma grande reforma. Farão parte do local salas de comando, subcomandante, acondicionamento das armas e munições (antigo xadrez) a serem utilizadas pelos policiais e outra sala para reuniões. O BEPMotos  está sendo instalado onde funcionava a antiga Terceira Delegacia Distrital, na Avenida Epitácio Pessoa (foto abaixo: Evandro Pereira).

Segundo o major Luiz Antônio, escolhido para comandar a nova unidade da Polícia Militar da Paraíba, o local está sendo totalmente revitalizado com reparos dos sistemas elétrico, hidráulico, além da recuperação do telhado e pintura. “Dentro de um mês, tudo estará pronto”, acredita o major.

O anexo do imóvel, localizado por trás do prédio principal também está sendo recuperado. O local vai abrigar a base da Rotam (Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas), sessões administrativa e de material, além da copa. O batalhão terá apenas uma entrada e a saída das viaturas será por um portão lateral.

O local foi escolhido de forma estratégica por ficar na via de maior fluxo de veículos de João Pessoa, de fácil acesso à orla da capital e também à BR-230, oferecendo maior agilidade para atender ocorrências nos bairros e também para as cidades da Região Metropolitana, principalmente Bayeux e Santa Rita.

A Avenida Epitácio Pessoa passa o dia todo praticamente congestionada, portanto dificultando o policiamento com viaturas, o que dificulta o trânsito daquela artéria, gastando-se de 40 a 50 minutos para atender a uma ocorrência. “Com a moto, conseguimos fazer o percurso para o atendimento, no máximo, em 10 minutos; com isso, transmitimos a sensação de segurança”, disse.

Segurança recebe investimentos – Na solenidade realizada no Ponto de Cem Réis, em abril deste ano, quando o governador anunciou a criação da unidade militar, o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que o Governo do Estado tem intensificado os investimentos na área da segurança. “O batalhão já está estruturado com as motocicletas, representando um grande investimento no segmento”, pontuou.

Coronel Euller fala em expansão – O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que cerca de 300 policiais estão sendo capacitados para atuar no BEPMotos, que deverá entrar em funcionamento em até dois meses. “Nós vamos preparar a estrutura básica da capital, que irá funcionar na Avenida Epitácio Pessoa, na antiga 3ª Delegacia Distrital, e daremos ali o pontapé inicial do Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas. A partir daí, com a consolidação dos recursos humanos, logísticos e tecnológicos, nós vamos implementá-los nas regiões de Campina Grande e Patos de forma gradual, com responsabilidade e eficiência”, comentou.

 

Por Cardoso Filho – Jornal A União (matéria completa na edição do último domingo, dia 2 )

Compartilhar