Governo lança Centros de Comando e Controle e investe mais de R$ 40 milhões na Segurança

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (10), da solenidade de comemoração dos 100 dias de gestão, realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou a autorização de licitação para construção dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, Campina Grande e Patos e assegurou recursos para a implantação do Sistema de Videomonitoramento que somam investimentos superiores a R$ 40 milhões na área da Segurança Pública da Paraíba.  O evento foi prestigiado por deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo do Estado.

Na oportunidade, o gestor ressaltou que o anúncio de novos investimentos na segurança do Estado atende uma das principais demandas da população. “Não poderia ter escolhido um melhor momento para lançar um grande programa na área que precisa ter um olhar diferenciado de qualquer gestor. Os Centros darão um suporte cada vez maior para que todo o aparato de segurança da Paraíba possa prestar um bom serviço à população”, enfatizou.

João Azevêdo também lembrou que a Paraíba tem se mantido, desde 2012, como o único Estado do Brasil a reduzir os índices de criminalidade. “Isso só é possível porque temos pessoas que se dedicam todos os dias na implantação de políticas públicas com correção, coerência e dedicação e nós vamos continuar fazendo com que esses índices sejam reduzidos”, assegurou.

O governador ainda fez um balanço das principais ações do Governo nas áreas da educação, saúde, mobilidade urbana, segurança hídrica e agricultura familiar.“Nós estamos celebrando uma série de ações e obras e a nossa avaliação é extremamente positiva. Nos primeiros 100 dias, procuramos manter o ritmo do governo e o lançamento de programas para que a Paraíba continue avançando. Nós temos um patamar de investimentos acima de R$ 1 bilhão por ano; essa é a nova Paraíba dos últimos anos que mantém as conquistas que fazem parte de um conjunto chamado estabilidade e ainda tem muita coisa boa para acontecer”,garantiu.

Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) – São estruturas que funcionarão nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos e que irão abrigar o Sistema de Videomonitoramento, composto por 1.300 câmeras que serão instaladas em 550 pontos estratégicos do Estado. As unidades irão integrar as forças de Segurança da Paraíba e outros órgãos do Estado e municípios em um mesmo ambiente visando à otimização do atendimento prestado pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), diminuindo o tempo de resposta à população e auxiliando o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência, que envolvam os órgãos operativos.

Os ambientes serão dotados de estrutura física, aparato tecnológico e pessoal técnico treinado que, por meio de ações interinstitucionais e de integração operacional, irão promover celeridade no processo decisório, respondendo a demandas de urgência e emergência, bem como gerenciamento de crises diante de incidentes que exijam a atuação complexa do Sistema de Defesa Social.

Os órgãos que serão convidados ou farão parte do CICC são: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, DER, Aesa/Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Educação,Receita Estadual, Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), Secretaria de Administração Penitenciária, além de Autarquias de Trânsito e de Transporte Público, Companhia de Energia, Samu e Guardas Municipais.

Em João Pessoa, o CICC funcionará no antigo CAIC, no bairro José Américo; em Campina Grande, na Avenida Dom Pedro I; e em Patos, no Bairro Jatobá.

De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes,  a meta do governo é contemplar todo o Estado com o  Sistema de Videomonitoramento.“Essas ações são fundamentais para garantir a continuidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na segurança. Os Centros, que irão agregar o Sistema de Videomonitoramento de última geração, elevarão a sensação de segurança porque conseguiremos dar uma resposta mais rápida das polícias no atendimento das ocorrências”, explicou.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, enalteceu o aprimoramento do programa Paraíba Unida pela Paz. “O uso da tecnologia irá contribuir com a sensação de segurança e nós temos a convicção de que o fundamento maior é o ser humano; o processo de capacitação continua com mais incrementos na preparação do homem e do cuidar dele. Os Centros serão fundamentais na interligação com as ruas, onde viaturas operacionais, motocicletas,veículos e policiamento a pé estarão sincronizados com todo o sistema de defesa social; isso é fundamental para a resolução inteligente dos problemas cotidianos”, observou.