Carnaval Seguro: Polícia Militar atuou em 698 eventos e Forças de Segurança registram queda nos crimes contra a vida

A Polícia Militar fechou a Operação Carnaval Seguro com um saldo de 698 eventos momescos policiados, sete armas de fogo apreendidas, 91 pessoas conduzidas às delegacias e seis veículos recuperados nas regiões dos eventos típicos do período. As ações aconteceram em todo a Paraíba, no período do dia 1º a 5 de março, e pré-Carnaval. Além disso, as Forças de Segurança registraram uma queda de 35% dos casos de crime contra a vida, 24% de diminuição dos roubos e furtos de veículos, e condução de 270 pessoas às delegacias no Carnaval.

Esses e outros dados foram apresentados na manhã dessa última quinta-feira (07) na Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em João Pessoa, reunindo o secretário de Segurança, Jean Nunes, gestores públicos da pasta, e das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar (foto abaixo). Para o comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, a queda nos registros de crime contra a vida no Carnaval é o resultado direto da atuação conjunta entre os órgãos de segurança e das ações preventivas realizadas. “Desde o início do Programa Paraíba Unida Pela Paz, a integração é um dos pilares que sustentam esse processo que gera governança, e nós estamos colhendo agora os frutos com resultados positivos do período carnavalesco”, pontuou o coronel.

Nos cinco dias de Carnaval deste ano, foram 11 crimes violentos letais intencionais (CVLI), contra 17 do mesmo período do ano passado, resultando em uma redução de 35%. Nos casos de roubos e furtos de veículos houve uma queda de 24%: em 2018 foram 46 casos, contra 35 este ano. Em todo o estado, as forças de segurança conduziram 270 suspeitos para as delegacias nos primeiros cinco dias do mês de março.

“Durante a Operação Carnaval Seguro, todos os recursos operacionais, logísticos e de tecnologia foram empregados para fortalecer a ação dos policiais militares que estavam no patrulhamento a pé, motorizado, ou a cavalo, nas regiões dos eventos, nas cidades ou na zona rural”, pontuou o comandante-geral da PM. “Tivemos o combate à perturbação de sossego do litoral ao sertão, ações preventivas no trânsito em rodovias e estradas, abordagens a mais de 2 mil veículos, tudo isso para trazer mais tranquilidade aos paraibanos, foliões e visitantes do Estado”, finalizou o coronel Euller.

Compartilhar