Classificados no concurso da Polícia Militar concluem período de adaptação e são recebidos por familiares

Os classificados no concurso para soldado da Polícia Militar tiveram mais uma vitória na tão sonhada trajetória para fazer parte da corporação paraibana. Eles concluíram, neste sábado (29), o período de adaptação e estão prontos para iniciarem o curso de formação. Foram 15 dias de muitas instruções, inclusive durante a madrugada, onde tiveram contato com atividades profissionais teóricas, práticas, físicas, de rusticidade, vivacidade e com os regulamentos que os acompanharão na ‘vida da caserna’, como é chamado o meio militar.

Foram convocados 450 classificados para começaram o período de adaptação e quase 10% deles ficaram no caminho. Os desligamentos foram por vontade própria dos candidatos, alegando que não tinham vocação para a profissão; por problemas que envolviam idade e de ordem judicial, detectadas pela avaliação social a que foram submetidos; e pelo não comparecimento ao local onde foi realizada a adaptação.

O comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Licksomar Lábis, disse que o número de desistência está dentro da média. “Apresentamos a todos eles o que é a vida policial militar, que exige bem mais do que muitas outras profissões, pois aqui não temos certeza, por exemplo, de quando estaremos com a família em datas comemorativas, não temos muitas vezes uma compreensão por parte da sociedade e tudo isso faz parte de uma rotina de dedicação que começa a ser exigida a partir de agora e alguns candidatos, mesmo após chegarem até aqui, fazem a escolha de não continuarem”, detalhou.

Os que conseguiram vencer mais essa etapa foram recebidos pelos familiares, na manhã deste sábado, no centro de educação da PM (foto abaixo), em Mangabeira VII, na Capital. O reencontro foi marcado pela emoção e foi bastante comemorado, pois marca o fim da trajetória para conquistar a vaga e o início de uma longa caminhada profissional.

Trajetória – O caminho percorrido pelos agora alunos soldados, começou em março, quando foi publicado o edital que teve quase 80 mil inscritos. Os classificados passaram por etapas de avaliação psicológica, de saúde e testes de aptidão física, com disputa acirrada por uma das vagas. O curso de formação vai proporcionar, além da realização do sonho de se tornar policial militar, a graduação superior de tecnólogo em segurança pública.

Compartilhar