Edital do CFO da Polícia Militar é lançado e inscrições começam sexta-feira (3)

Os candidatos que sonham em ser oficial da Polícia Militar da Paraíba, têm entre 18 e 32 anos e estão se preparando para fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, terão a oportunidade de concorrer a uma das 30 vagas oferecidas para o Curso de Formação de Oficiais 2019. O edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (02). As inscrições serão de 3 a 30 de agosto, no site da PM (www.pm.pb.gov.br). O valor cobrado é de R$ 50.

Só podem concorrer os candidatos que fizeram a inscrição do Enem deste ano, já que a primeira etapa do concurso tem como base a nota do Exame. O concurso, que é de ensino médio, é composto por 5 fases: intelectual, psicológica; saúde, aptidão física e avaliação social.

O cadete, como são chamados os alunos no curso de formação, já recebem uma remuneração de mais de 2.500 reais no primeiro ano de curso. São três anos letivos até ser declarado Aspirante a Oficial PM e depois ser promovido a 2º tenente, ingressando assim no Quadro de Oficiais Combates (QOC).

São 25 vagas para homens e 5 para mulheres. Serão chamados para as etapas complementares, os habilitados em até cinco vezes o número de vagas oferecidas, de acordo com a ordem de classificação no Enem.

Critérios – Ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; não ter antecedentes criminais ou policiais; estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos; ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de oficial; ter sido aprovado no exame Intelectual, de Saúde e de aptidão física, psicológica e na avaliação social; e estar classificado dentre as vagas previstas neste edital.

Os candidatos devem observar a idade, que é de 18 a 32 anos, até 31 de dezembro de 2019, que é o ano da matrícula. Para quem já é integrante da Polícia Militar da Paraíba, o limite é de até 40 anos. Outra exigência é a altura mínima, que é de 1,65 m para masculino e de 1,60 m feminino.

CFO – Curso superior de bacharelado em Segurança Pública, o CFO têm formado aspirantes para o primeiro posto do oficialato da Polícia Militar da Paraíba e de outras coirmãs no país. Em três anos letivos de curso, os cadetes passam por cerca de 100 disciplinas, em mais de 3 mil horas-aulas, que vão desde instruções teóricas, como Direito, Administração, Psicologia, Língua Estrangeira, gerenciamento de crises, até às práticas, como doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, educação física, entre outras.

A grade curricular do CFO segue as mais modernas diretrizes de educação em segurança pública, abordando também as temáticas de Direitos Humanos, abordagem sociopsicológica da violência e do crime, análise criminal, gestão das atividades de comando e Estado-Maior.

Compartilhar