Novos cadetes fazem pré-matrícula e CFO começa próxima semana

Os 30 novos cadetes da Polícia Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (26), no Comando Geral da PM, a pré-matrícula para o Curso de Formação de Oficiais (2018).  Na ocasião, os futuros bacharéis em segurança pública foram recepcionados pela Divisão de Inclusão, Cadastro e Monitoramento (DGP-2) e por oficiais e cadetes da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), do Centro de Educação da PMPB, unidade formadora e de ensino da corporação, localizado em João Pessoa.

Desde a realização do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos se preparam para a entrada oficial no Curso, que só foi possível através de um rigoroso processo de seleção, e diversos exames que atestaram a competência intelectual, capacidade física, psicológica, e condições de saúde.  Neste último ano, foram mais de 7.400 candidatos inscritos para 30 vagas.

Após a pré-matrícula, os novos cadetes deverão se apresentar no Centro de Educação na quarta-feira (02). “Eu sempre tive desejo de ingressar na área militar”, contou Arthur Dias, o primeiro colocado ao final do processo de seleção, e que a partir de agora será chamado de cadete Dias, nome que levará dentro da corporação até o fim do CFO. “Eu tinha dúvida entre ser oficial da Polícia ou ir para a Academia das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, mas por decisão própria, preferi ficar na PM”, explicou.

“Tenho uma expectativa muito boa sobre o CFO, vou me capacitar, estudar, e estou feliz por conseguir meu objetivo. Tive apoio da família, que enxerga com muito bons olhos o trabalho da Polícia Militar, e a importância do serviço prestado para a sociedade. Sempre admirei o trabalho da PM principalmente da área operacional. Desde o início estava certo que queria ingressar na corporação”, confessou.

CFO – Curso superior de bacharelado em Segurança Pública, o CFO têm formado aspirantes para o primeiro posto do oficialato da Polícia Militar da Paraíba e de outras coirmãs no país. Em três anos letivos de Curso, os cadetes passam por cerca de 100 disciplinas, em mais de 3 mil horas-aulas, que vão desde instruções teóricas, como Direito, Administração, Psicologia, Língua Estrangeira, gerenciamento de crises, até às práticas, como doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, educação física, entre outras.

A grade curricular do CFO segue as mais modernas diretrizes de educação em segurança pública, abordando também as temáticas de Direitos Humanos, abordagem sociopsicológica da violência e do crime, análise criminal, gestão das atividades de comando e Estado-Maior.

Ao fim dos três anos letivos, o cadete é declarado aspirante à oficial e ingressa nas mais diversas unidades operacionais da Polícia Militar.

Compartilhar