Curso de Policiamento Militar Ambiental capacita 24 profissionais para a proteção do meio ambiente

O Curso de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), promovido pela Polícia Militar através do Batalhão Ambiental (BPAmb), capacitou 24 profissionais de segurança pública da Paraíba (foto acima) e foi encerrado nesta segunda-feira (23). O curso, que teve início no dia 09 deste mês, teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos de policiais do Batalhão e de outras unidades operacionais no que se refere ao policiamento voltado para a proteção do meio ambiente, combate à caça ilegal e a ocorrências de perturbação de sossego.

A solenidade de encerramento aconteceu no Centro de Educação da PMPB, e contou com a presença do comandante-geral, coronel Euller Chaves, que ressaltou a importância da educação ambiental e a responsabilidade de todos na conservação de um meio ambiente saudável. “Além disso, a Polícia Militar continua com seus ciclos de capacitação permanente, qualificando o efetivo para melhor atender à sociedade”, disse o comandante. A solenidade também teve entrega de distintivos do curso, certificados aos alunos concluintes, a presença de oficias da corporação, do comandante do BPAmb, tenente-coronel Jobson Vinicius, e de representantes de órgãos ambientais e da segurança pública. Além dos policiais militares, dois guardas municipais da região metropolitana da Capital participaram do curso.

Alunos receberam distintivos de curso durante conclusão

O CPMA foi composto por nove disciplinas teóricas e práticas ministradas em 120 horas-aula, voltadas à capacitação para o combate aos crimes ambientais contra a flora e contra a fauna, assim como crimes relacionados à poluição, extração mineral e outras formas de degradação do meio ambiente. As instruções ministradas abrangeram também procedimentos de manejo e resgate de animais silvestres, procedimentos administrativos ambientais e técnicas de sobrevivência, que contribuirão para o desempenho dos profissionais de segurança pública na fiscalização ambiental.

Essa já é a segunda capacitação realizada no ano de 2018 pelo Batalhão de Polícia Ambiental. No mês de março, 12 policiais militares integrantes da 3ª Companhia de Polícia Ambiental, sediada em Patos, passaram por capacitação, com 48 horas-aula. Os 24 profissionais de segurança que concluíram o CPMA irão colaborar com a fiscalização ambiental em vários municípios da Paraíba.