Policiais militares concluem capacitação para combate aos crimes ambientais no Sertão

Terminou na tarde desta segunda-feira (12) uma capacitação realizada pelo Batalhão Ambiental (BPAmb), que habilitou policiais militares para o combate aos crimes e infrações ambientais, e para realização de ações voltadas para defesa do meio ambiente.  Ao todo, 12 policiais passaram por 48 horas-aulas de instrução, em 10 disciplinas, compondo a 3ª Companhia do BPAmb, com atuação no sertão do estado.

O curso, que ocorria desde a última segunda-feira (05) no 3º Batalhão, em Patos, contou com disciplinas de legislação ambiental, dos crimes contra o meio ambiente relacionados à fauna e flora, preparação para a aplicação de autuações, técnicas de resgate de animais, e patrulhamento na área de caatinga. O encerramento da capacitação ocorreu na tarde desta segunda-feira, no auditório do Sebrae em Patos, e contou com policiais e todos os comandantes do Comando Regional II.

Os certificados e os uniformes ambientais característicos do BPAmb, foram entregues aos policiais concluintes na solenidade. Segundo o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Jobson Vinicius, além do policiamento ostensivo, as atribuições dos alunos concluintes irão aumentar após a capacitação. “Os policiais que hoje recebem este uniforme terão, daqui para frente, a responsabilidade de proteger a natureza, para que, no futuro, os cidadãos possam continuar vivenciando-a no sertão”, destacou o comandante do BPAmb.

Concluintes em solenidade que encerrou curso nesta segunda-feira: alunos receberam uniforme do Batalhão.

Só nos dois primeiros meses desde ano foram 5.865 animais apreendidos, e 260 resgatados em ações em todo estado. No período, 11 pessoas foram presas por crimes contra a fauna, e nove autos de infração foram lavrados.

Operação Voo Livre – Em João Pessoa, na manhã deste último domingo (11), o BPAmb apreendeu 40 aves que estavam sendo comercializadas ilegalmente na Feira de Oitizeiro, na capital, e que foram encaminhadas para a reintrodução ao seu habitat natural.

Compartilhar