Cadetes do CFO realizam estágio com Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga

24 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar passam, a partir desta segunda-feira (12), por mais um treinamento para qualificação profissional. Os alunos oficiais começam, nesta semana, o Estágio de Patrulha Rural (EPaR), que será ministrado pelo Grupamento Especializado de Operação em Área de Caatinga (GEOsAC), unidade da PM que atua principalmente no combate aos crimes contra instituições financeiras no estado. Oito cadetes do Corpo de Bombeiros também participam da atividade.

Os cadetes começaram o EPaR na cidade de Pocinhos, na região de Campina Grande, onde terão nove disciplinas práticas e teóricas, dentre elas: técnicas de sobrevivência e patrulha rural, análise de cenários e de riscos, tiro de combate. Ao todo, serão 90 horas-aulas que ocorrem durante uma semana de capacitação com o GEOsAC, que é o responsável pela formação da doutrina de operações rurais na Paraíba.

Segundo o tenente Floristan Ferreira, coordenador do estágio e subcomandante do GEOsAC, os cadetes irão passar por treinamentos que desenvolvem habilidades e competências nas funções de comando, e principalmente no atendimento de ocorrências no ambiente rural. “Após o estágio, os alunos estarão mais qualificados para atuar no planejamento de operações policiais em ambiente rural, caracterizado por sua rusticidade e adversidade. Desta forma, este período de estágio dentro do CFO torna-se mais um período de assimilação de conhecimento que vai melhorar, ainda mais, a prestação de um serviço eficiente à sociedade paraibana”, explicou o oficial.

Capacitação – O CFO é o curso que forma os novos oficiais da Polícia Militar da Paraíba e de outras coirmãs do país. Ao todo, os cadetes passar por mais de 3 mil horas-aulas em cerca de 100 disciplinas, na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, no Centro de Educação da PMPB. Ao fim do CFO, os cadetes são declarados aspirantes a oficial e se tornam bacharéis em segurança pública, atuando em diversas unidades policiais na Paraíba.

Grupamento especializado – Os policiais do GEOsAC atuam contra grupos criminosos no interior do estado, prenderam 13 suspeitos de ataques à bancos e aos Correios neste ano, apreendendo 15 armas de fogo, sendo 4 fuzis, além de explosivos. Outra ação de destaque do Grupamento foi a que resultou, junto com a Polícia Civil, na apreensão de mais de uma tonelada e meia de drogas na cidade de Itabaiana, resultando na prisão de três suspeitos.

Compartilhar