Começa o XII Curso de Formação de Instrutores Proerd na PMPB

Foi aberto o XII Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar. O curso terá duas semanas de duração, com a participação de 36 policiais militares de 15 cidades paraibanas, além de policiais militares do estado do Rio Grande do Norte (foto acima). A abertura aconteceu na manhã dessa última segunda-feira (5) no Centro de Educação da PMPB.

O XII Curso de Formação de Instrutores Proerd visa ampliar as ações do Programa em todo o estado da Paraíba, bem com as Rondas Proerd, principalmente nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.  O Proerd é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças desde a educação infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao uso de entorpecentes e a inserção em ambiente violento.

Atuação na prática – Como resultado deste curso que inicia nesta segunda, mais policiais serão levados às salas de aula das escolas. Os conhecimentos sobre atitudes responsáveis, segurança, drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos estudantes através de um modelo de tomada de decisão, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, canções, brincadeiras e outros. Ao final do currículo, são realizadas formaturas com a participação da família dos estudantes e da comunidade, concluindo com a entrega de um certificado, habilitando o aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

Com o Proerd, a Polícia Militar amplia a proximidade com a comunidade, dando maior efetividade à filosofia do Policiamento Comunitário. Em 2017, foram cerca de 40 instrutores formados e atualizados, alcançando quase 56 mil alunos.

Participação da PMRN – O curso também contará com a participação de policiais militares da coirmã do Rio Grande do Norte. O curso será chancelado pelo Centro de Treinamento do Proerd da PMRN, que recentemente teve sua recertificação pelo D.A.R.E. América, instituição responsável pela manutenção da padronização da qualidade internacional do Proerd em mais de 60 países no mundo.

Compartilhar