Colégio da Polícia Militar inicia ano letivo com capacitações e recepção de alunos e familiares

O ano letivo para os alunos do Colégio da Polícia Militar: Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM) já começou, mas para isso, a instituição se preparou e realizou diversas atividades para proporcionar a melhor acolhida aos alunos e professores da instituição. Neste ano, quase 600 estudantes do ensino fundamental e médio compõem o corpo discente da escola.

Entre as atividades de acolhida realizadas pelo CPM, uma delas foi aconteceu na última segunda-feira (26), em que o Colégio realizou o 1º Encontro Escola Família CPM. A atividade teve por objetivo fortalecer a parceria entre a escola e os familiares dos estudantes, desenvolvendo ainda mais o processo ensino-aprendizagem.

Atividade recebeu alunos e teve palestra com ex-estudantes do CPM (Foto: CE/CPM)

A acolhida aos alunos aconteceu também em fevereiro, no auditório do Centro de Educação, onde os estudantes foram apresentados às rotinas e ao funcionamento da escola. O calendário letivo, a equipe de coordenadores, professores e modalidades desportivas oferecidas pelo CPM também foram apresentados aos estudantes. Na ocasião, uma palestra motivacional com os ex-alunos da instituição, e que hoje atuam em diversas profissões, também foi proferida.

Capacitação de docentes – Para a chegada dos novos alunos deste ano, o CPM realizou, em quatro dias, capacitações de professores, entre civis e militares, durante a 1ª Formação Continuada para Docentes do Ano 2018. A formação aconteceu nos dias 15, 16, 19 e 20 de fevereiro, contou com a participação de profissionais de universidades públicas e privadas, programas de saúde, e da equipe de policiais docentes do Centro de Educação da PMPB.

Valores e formação diferenciada para alunos – Segundo o capitão Leonardo Neves, diretor do CPM, um dos diferenciais do Colégio é o tipo de formação que realiza com alunos. “O processo de ensino e aprendizagem se diferencia das demais escolas porque aqui os alunos são mais cobrados. Buscamos trabalhar a disciplina no aluno, mas também sua capacidade de expressão”, disse.  Durante o ano, em diversas atividades desempenhas na escola, há o resgate dos valores e da cultura militar, e culto aos símbolos nacionais.

Para Reginaldo Gomes do Carmo Júnior, primeiro colocado no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Paraíba, no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e que concluiu o ensino médio no CPM, a disciplina foi fundamental para o desempenho de suas atividades como estudante. “A escola ajudou na disciplina, no respeito aos horários de estudo e de descanso, e também na prática de atividades esportivas”, disse.

Outra diferenciação do CPM é que os alunos, durante o ensino médio, também escolhem entre duas formações técnicas, que são os cursos de informática para a internet, e programação para jogos digitais. “Além do ensino médio, os alunos passam por essa qualificação técnica, que o habilita para o mercado de trabalho ao fim dos estudos”, explicou o capitão Neves.

Aprovação – Quando o assunto é vestibular, no último Sisu, realizado após o Exame Nacional do Ensino Médio, o CPM teve 12 estudantes aprovados em diversas universidades públicas, incluindo os primeiros lugares nos cursos de Engenharia Elétrica, Relações Internacionais, Serviço Social e Ciências da Religião.

Segundo o ex-aluno Reginaldo Gomes, a formação no CPM já traz um diferencial enquanto estudante universitário. “Vou levar para o ensino superior o que aprendei com os estudos no CPM, como a rotina e disciplina. Concluir o ensino médio e ser referencia de uma escola militar, nos deixa com algo a mais para cursar a universidade”, concluiu.

Neste ano, os alunos da terceira série do ensino médio receberam o kit PBVEST, que é distribuído pela Secretaria de Educação para algumas escolas estaduais, e que colabora ainda mais com a formação dos alunos, com materiais voltados para a preparação pro ENEM.

CPM – O Colégio da Polícia Militar atende filhos de policiais e da comunidade, e está localizado no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa.

Compartilhar