Governo do Estado inaugura a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar em Esperança

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quinta-feira (30), a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Esperança, que vai atender a população de 19 cidades, somando mais de 228 mil habitantes. O Batalhão é dividido em 4 companhias, com sedes em Esperança, Alagoa Nova, Areia e Soledade. Na ocasião, também foram entregues nove motos Honda XRE 300 cilindradas, totalizando um investimento de R$ 190 mil e ainda láureas, medalhas e diplomas. Prefeitos, deputados estaduais, auxiliares do Governo e representantes da área da segurança estiveram presentes.

Para o governador, o Batalhão representa a presença mais efetiva da Polícia Militar, colocando em prática a estratégia desenvolvida pela política de segurança pública dentro do Estado. “Nós criamos um novo Batalhão e continuamos a apostar na melhoria dos nossos indicadores. As motos entregues também vão facilitar a mobilidade dos policiais que cobrem esse vasto território. Creio que esse tipo de investimento é fundamental para a diminuição da violência”, pontuou Ricardo Coutinho.

“Desde 2012, a Paraíba vem diminuindo, consecutivamente, o número de homicídios, isso ocorre devido os investimentos e o trabalho desenvolvido pelas forças da segurança”, acrescentou o governador, ao parabenizar o trabalho das forças de segurança e pedir ainda mais empenho no combate à violência no Estado.

Além de Esperança, o 15º Batalhão vai atender as cidades de Areial, Montadas, Puxinanã, Pocinhos, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areia, Remígio, Algodão de Jandaira, Soledade, Juazeirinho, Santo André, Livramento, Olivedos, Taperoá, Assunção e Tenório. Os municípios que agora compõem o 15º Batalhão eram de responsabilidade do 10º Batalhão, que passa a atender 24 bairros da cidade de Campina Grande, bem como o distrito de Galante e as cidades de Lagoa Seca e Massaranduba.

“Esta obra foi construída pelo povo e para o povo com uma parceria público-privada importante. Estamos gratos porque isso representa a dignidade física e a proximidade da população, que agora terá melhores serviços prestados pela corporação”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O 15º Batalhão conta com um efetivo de 261 policiais, 25 Guardas Militares da Reserva, 30 viaturas e mais nove motos novas. “Esse Batalhão vai trazer uma melhoria na prestação do serviço para essa região, proporcionando melhores condições de trabalho e a aproximação da polícia com a comunidade. Trabalhamos em busca da tão sonhada paz social”, falou o comandante do 15º Batalhão, major Samaroni.

Em quase sete anos, mais de R$ 11 milhões já foram investidos pelo Governo do Estado na Polícia Militar da região de Campina Grande, em fardamentos, equipamentos, armamentos, aquisição e locação de viaturas, entre outros. “A segurança é um segmento extremamente importante. Graças aos investimentos deste Governo a Segurança Pública vem funcionando melhor, ano após ano, na Paraíba”, observou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

“Antigamente a situação da polícia nessa área era muito precária. Os policiais não tinham estrutura adequada e nem equipamentos. Hoje a realidade é outra. Acredito que, com esse Batalhão, a criminalidade vai diminuir no nosso município e em toda a região. Confio no trabalho das polícias do Estado”, comentou o prefeito de Esperança, Nobson Pedro, conhecido como Nobinho.