Governo anuncia ações para reforçar segurança pública na área de Campina Grande

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta terça-feira (19), em Campina Grande, onde participou da reunião de monitoramento das forças de segurança e anunciou várias ações para a região. Na ocasião, o governador implantou a 2ª etapa do sistema de radiocomunicação digital na 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), com sede em Campina Grande, englobando 107 municípios. O sistema vai integrar 30 cidades da região.

O chefe do Executivo estadual também assinou o Decreto criando o 15º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Esperança; anunciou a criação da 22ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), em Campina Grande, com compatibilização territorial de área do 10º BPM, com a 22ª Delegacia Seccional e criou sete Companhias Independentes de Polícia Militar, unidades operacionais em nível tático nas Áreas Integradas de Segurança e Defesa Social.

Comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, recebeu rádio do novo sistema de comunicação, do governador Ricardo Coutinho

Também estiveram presentes na solenidade, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a vice-governadora Lígia Feliciano, o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Douglas Uchôa, deputados estaduais, auxiliares do Governo e outras autoridades da área da segurança pública.

Para o governador Ricardo Coutinho, é fundamental a ampliação do sistema de comunicação digital, que em breve estará funcionando em todo o Estado. “Esse sistema representa uma grande inovação com tecnologia Tetra, que integra as regiões e facilita o trabalho das forças de segurança. Isso vai nos dar uma possibilidade concreta de mais agilidade e rapidez nas respostas para as ocorrências. Os profissionais têm rádios seguros e com qualidade de primeiro mundo. Também estamos reforçando e enraizando melhor a nossa estrutura de segurança, criando a 22ª Aisp e também criando mais um Batalhão, lá em Esperança, que reforça o policiamento na região”, comentou o governador.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, informou que o novo sistema de radiocomunicação permite total segurança na comunicação entre os profissionais das forças de segurança. “O sistema usa uma tecnologia de ponta que traz toda uma eficiência e vai cobrir 100% do Estado. Hoje, por exemplo, já podemos falar da Praça do Meio do Mundo com uma pessoa que esteja em Cabedelo, de forma ágil e com extrema qualidade. A terceira etapa do sistema será implantada no sertão da Paraíba”, disse.

O sistema digital é composto por softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos e de última geração (Sistema Tetra) utilizados em países da Europa. A tecnologia começou a funcionar, inicialmente, na região metropolitana de João Pessoa e, a partir de agora, também funciona na região de Campina Grande, que recebe cerca de mil equipamentos, proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, PRF e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma radiocomunicação criptografada, segura e com qualidade. O sistema representa um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal.

O representante da Motorola Solutions Brasil, Alexandre Giarola, lembrou que, desde junho, o sistema de radiocomunicação já funciona na região metropolitana de João Pessoa. “Não temos nenhum outro Estado da Federação que tenha cobertura total digital através da radiocomunicação. A experiência na Grande João Pessoa, que já está em funcionamento há alguns meses, está sendo muito positiva. O retorno dos profissionais tem sido bom e não tivemos problemas com interferências. A qualidade do sistema está garantida”, afirmou.

“A gente vem com um trabalho muito intenso na região, que compreende Campina Grande, Massaranduba, Lagoa Seca e Boa Vista na luta contra a criminalidade. Com essa reformulação anunciada hoje pelo governador, a gente vai ter um suporte maior, a partir do momento que passamos a dividir a gestão, concentrando esforços em áreas mais aproximadas. Então você está pegando uma lente que é aberta para quatro cidades e reduzindo para um foco maior, onde teremos cada comandante focado em determinada área. São medidas muito importantes e que vão favorecer toda a comunidade dessa região”, garantiu o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Lamark.

Redução de crimes – Durante a reunião de monitoramento, realizada mensalmente com representantes das Forças da Segurança, o governador Ricardo Coutinho agradeceu o empenho dos profissionais da área e reforçou o pedido por mais empenho no combate a violência. “Peço a todos que continuem lutando contra a criminalidade. Sei que o trabalho tem sido feito, tanto que somos o único Estado com redução de homicídios, consecutivamente, nos últimos anos, desde 2012. Mas temos que continuar nos esforçando para obter resultados positivos mês a mês”, falou o governador.

Segundo dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social, de janeiro a agosto de 2017, houve uma redução de 3,8% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, foram registrados 883 homicídios, enquanto este ano foram 849. Houve ainda uma redução de 19% nos homicídios contra mulheres no Estado. Em 2016, foram 72 vítimas contra 58 em 2017.

Também ocorreu uma redução de 27% em relação aos crimes contra instituições bancárias, sendo registradas 78 ocorrências de janeiro a agosto de 2016 e 57 em 2017. Neste mesmo período, em 2016, foram apreendidos 752,5 quilos de drogas, enquanto em 2017 foram 1394,6 toneladas de drogas, um aumento de 85% nas apreensões.
“Estamos trabalhando de forma integrada para obter resultados positivos, buscando garantir a segurança para a população e o combate à violência na Paraíba. É um trabalho constante que pede o empenho de todos”, pontuou o secretário Cláudio Lima.

Compartilhar