Trabalhos científicos de policiais militares são apresentados em congresso internacional

Soldado Florêncio, do BPamb, durante apresentação de trabalho
Trabalhos acadêmicos produzidos por policiais militares paraibanas no Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP), desenvolvido pela PMPB, foram expostos no 17º Congresso de Stress da ISMA-BR, que ocorreu nesta semana em Porto Alegre. O estresse foi um dos temas dos estudos das capitãs Gisele Suminski e Polyanna Laura. A prática das atividades físicas na PMPB também foi tema de estudo realizado e apresentado pelo soldado paraibano Florêncio Júnior, do Batalhão Ambiental (BPAmb).

Entre terça e quinta-feira (dias 20 à 22), o evento reuniu integrantes das forças de segurança de vários Estados brasileiros e de outros países no Rio Grande do Sul. Os trabalhos das capitãs foram expostos em banner digital e depois serão publicados nos anais do congresso. A capitã Laura falou da relevância da participação da Polícia Militar neste tipo de evento. “A PMPB vem sendo representada diversas vezes em eventos acadêmicos, de caráter internacional, produzindo conhecimento científico e demonstrando que os policiais militares também estão inseridos neste ambiente de pesquisa, em busca do aprendizado contínuo e do crescimento profissional”, destacou.

Trabalhos acadêmicos desenvolvidos no CESP já foram apresentados em outros congressos. Em novembro do ano passado, na Bahia, as capitãs participaram do I Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Penal onde foi apresentado um artigo científico produzido durante a Especialização em Segurança Pública. Em dezembro de 2016, a capitã Laura e o capitão Edgar Barboza também apresentaram dois artigos científicos no Seminário Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Universidade Federal da Paraíba, com trabalhos desenvolvidos no CESP.

EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE AO ESTRESSE – As atividades físicas desenvolvidas pelos policiais militares também foram tema de estudo apresentado no Congresso. O soldado Florêncio Júnior, do BPamb, mostrou a experiência prática da aplicação da atividade física no Batalhão Ambiental, possibilitada pela ativação dos Núcleos de Educação Física na PM há dois anos. “A prática das atividades físicas vêm contribuindo para melhorar não só a aptidão física dos policiais, mas aspectos psicológicos, de relação interpessoal, a autoestima do profissional, ou seja, proporciona uma qualidade de vida indispensável para a atividade policial militar”, destacou Florêncio.

Ele demonstrou orgulho e gratidão em poder compartilhar essa experiência vivenciada pela PMPB. “Fico muito feliz em apresentar nossa instituição em um evento tão significativo e só tenho a agradecer o apoio do Comandante Geral, do comando do BPAmb, aos meus companheiros de trabalho e a todos os oficiais e praças que contribuíram para a implantação dessa prática que busca proporcionar o condicionamento físico e o bem-estar dos policiais militares paraibanos”, completou.

Compartilhar