Polícia Militar recebe softwares em parceria com universidade

Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PM reunida com Unipê
A Polícia Militar da Paraíba recebeu dois novos softwares que auxiliarão nas atividades administrativas da corporação. Os programas são frutos de uma parceria público-privada realizada entre a instituição e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e foram homologados nesta quinta-feira (8) na universidade.

A parceria da Polícia com a Unipê começou no segundo semestre de 2016 e, em cada período, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PM faz acompanhamento e ministra um curso de Ruby on Rails para os acadêmicos daquela instituição. Ruby on Rails é uma das linguagens de programação utilizada pela PMPB. Em troca, a Unipê fornece os softwares que são adequados e integrados pela equipe da PMPB às políticas de segurança e ao sistema existente da corporação.

Os programas otimizarão a execução de atividades acessórias e contribuirão com o trabalho do efetivo da polícia.

PM APRESENTA DRONES EM PERNAMBUCO – A tecnologia que a PMPB utiliza para a segurança pública também foi destaque esta semana em Pernambuco. O uso de drones a serviço do policiamento foi tema de palestra dada pela PM da Paraíba à Secretaria de Segurança Pública do estado vizinho, na última quarta-feira (6).

Na ocasião, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação apresentou aos gestores pernambucanos e a outras polícias coirmãs os empregos e experiências relacionadas ao uso de drone na atividade policial. A utilização deste tipo de aeronave e a capacitação de policiais paraibanos têm auxiliado para construção de um sistema inovador e eficiente de monitoramento e auxílio às atividades operacionais no estado.

O projeto de aquisição de drones e ampliação de seu emprego foi pontuado pelo Capitão Pantaleão, coordenador de Tecnologia da Informação da PMPB. Uma das pioneiras no uso desta ferramenta nas ações de segurança pública, a PM já atuou 116 vezes com drones desde 2016. Entre os resultados das ações com este tipo de aeronave está o auxílio nas prisões de fugitivos, cumprimento de mandados e apoio aéreo em atividades de risco.