Aula inaugural do Curso de Polícia Comunitária é realizada no Centro de Educação

Aula inaugural
Policiais militares e alunos de curso de formação lotaram o auditório do Centro de Educação na tarde dessa segunda-feira (8) para a aula inaugural do novo ciclo do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O curso é promovido pela Secretaria de Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba através da Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, e deverá capacitar um total de 753 policiais.

Serão formadas 21 turmas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos. Dos policiais a serem capacitados, 397 são alunos que estão matriculados no Curso de Formação de Soldado – CFSd, e 356 são policiais militares que trabalham nas Unidades de Polícia Solidária-UPS. O curso possui uma carga horária de 41 horas/aula que serão ministradas por profissionais multiplicadores da filosofia da Polícia comunitária.

“O Curso vem com essa proposta de levar o conhecimento aos policiais para que eles possam atuar dentro de uma filosofia de proximidade com o cidadão”, disse o coronel da Polícia Militar, Marco Sobreira, palestrante que ministrou a aula inaugural do curso. Para o oficial, a proximidade com a sociedade é importante para a construção da gestão da segurança pública. “Nessa aproximação, o cidadão vai levar ao policial a informação que ele tanto precisa para sua atuação”, frisou.

EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA

O soldado Da Mata, policial lotado no 5º Batalhão de Polícia Militar, e que fez o Curso de Polícia Comunitária em 2007, destacou a importância da capacitação. “É importante que a população veja que, além de tudo, o policial militar é um braço à disposição da sociedade, e que está trabalhando junto com ela”, frisou. O soldado colocou em prática os ensinamentos do curso em uma Unidade de Polícia Solidária Móvel no bairro dos Bancários, movimentando lideranças comunitárias e religiosas. “A população se sentia a vontade e confiante. Com essa interação, evitamos crimes contra a vida e contra o patrimônio na área”.

Compartilhar