Casa Militar do Governo completa 59 anos e homenageia civis e militares

Coronel Euller Chaves, Coronel Almeida Rosas e Deputado Gervázio Maia estavam entre os homenageados no evento.
A Secretaria da Casa Militar do Governador realizou, nesta sexta-feira (16), uma solenidade em comemoração aos 59 anos da pasta. Na ocasião, 50 pessoas foram homenageadas, entre civis e militares, que contribuíram para o funcionamento da Casa Militar. Entre os homenageados, estavam o deputado estadual Gervásio Maia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves entre outros. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção e a entrega das homenagens foram divididas nas categorias: Medalha do Mérito Casa Militar do Governador – a mais importante honraria -, e Láurea do Mérito Disciplinar.

O chefe da Casa Militar, major Anderson Pessoa, destacou a importância da homenagem como meio de fortalecer ainda mais a relação institucional da Secretaria com os demais órgãos de Governo e com setores da sociedade civil. “Em meio a uma série de crises que o País enfrenta, o Estado vivencia o funcionamento harmônico de suas instituições a favor da população paraibana. Uma das atribuições da Casa Militar é a construção desse diálogo institucional”, disse.

Na ocasião, o deputado Gervásio Maia, agradeceu a homenagem e ressaltou os avanços da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade “É uma honra muito grande receber uma honraria da Casa Militar. Me lembro de uma época em que a polícia vivia com muitas dificuldades em combater o crime no Estado: faltava viatura; quando tinha viatura, faltavam combustível, munições e até coletes. Hoje, temos uma polícia qualificada e com condições dignas de trabalho”, ressaltou o deputado estadual.

A diretora-geral do Hospital Clementino Fraga, Adriana Teixeira, disse que a homenagem é um estímulo ao trabalho que toda a equipe vem desenvolvendo o complexo hospitalar. “Essa medalha não é apenas minha, mas de toda a equipe do Clementino Fraga. Isso fortalece ainda mais o compromisso de realizarmos um trabalho eficiente e humanizado a favor da sociedade paraibana”, destacou.

Fábio Maia, chefe de Gabinete do Governador, também homenageado, ressaltou que o fortalecimento das instituições na Paraíba é o resultado da gestão séria do governador Ricardo Coutinho. “A Paraíba tem feito o dever de casa. Hoje, o Estado paga a segunda parcela do 13º salário. Isso mostra a seriedade do governador Ricardo Coutinho em administrar a coisa pública, fortalecendo as instituições, com a credibilidade da sociedade paraibana”, pontuou.

História – A Casa Militar do Governador está sediada no Palácio da Redenção, um prédio histórico, construído em 1586 pelos jesuítas, primeiros missionários a chegar à Paraíba, com Martim Leitão, e servia inicialmente como residência desses inacianos – assim também chamados por pertencerem à Companhia de Jesus, fundada em 1540 por Inácio de Loyola.

A casa dos jesuítas fazia parte do conjunto formado pelo convento, capela e colégio. O convento veio a ser depois residência oficial dos capitães-mores (a partir de 1771, como o capitão-mor governador Jerônimo José de Mello e Castro). Hoje, depois de mudar muito e de abrigar diversos setores administrativos, continua como sede do Governo, apesar da existência do Palácio dos Despachos.

A antiga Capela de São Gonçalo virou com o tempo a igreja de Nossa Senhora da Conceição, infelizmente demolida em 1929 para dar lugar aos atuais jardins. No colégio dos jesuítas, atual Faculdade de Direito, esses missionários lecionavam latim, filosofia e letras.

Compartilhar