Governo autoriza implantação de sistema de rádio digital para agilizar serviço das forças de seguran

Governador e autoridades presentes
O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta sexta-feira (21), a ordem de serviço autorizando a implantação do novo sistema de radiocomunicação digital para as forças de segurança do Estado. O sistema digital é composto por softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos e de última geração – Sistema Tetra – utilizado em países da Europa. Os equipamentos representam um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal. Auxiliares do Governo, deputados e representantes da área da segurança participaram do evento.

Na ocasião, o governador lembrou que atualmente os equipamentos são analógicos e destacou que o novo sistema vai integrar a comunicação das forças de segurança garantindo mais celeridade na informação e nos resultados. “No campo interno da segurança a Paraíba ainda estava com um sistema considerado antigo. Hoje estamos fazendo o maior investimento dessa natureza na segurança pública. Espero que até janeiro de 2017 já tenhamos João Pessoa e Campina Grande usando este novo sistema e, posteriormente, toda a Paraíba será contemplada com essa tecnologia de primeiro mundo. É um passo fundamental e muito importante para o bom desempenho das atividades das forças de segurança”, comentou.

O governador ainda falou que o Governo do Estado está ampliando os postos de atendimento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) em 50%, melhorando, dessa forma, todo o sistema. “Em poucos meses, o Ciop estará ampliado para atender melhor a população e contribuir ainda mais para a redução da violência”, frisou.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, explicou que a radiocomunicação, por meio do novo sistema, será criptografada, o que impede que pessoas não autorizadas escutem o rádio da polícia. “Este sistema digital de ponta vai atender todo o Estado e vai integrar as forças da segurança, modernizando a segurança pública e sendo mais uma ação que vai transformar a tecnologia em eficiência no trabalho. Em um ano todo Estado estará coberto por esse sistema”, pontuou.

De acordo com o presidente da Motorola Solutions Brasil, Elton Borgonovo, a empresa responsável pela tecnologia garante a eficiência e qualidade do sistema. “A Paraíba vai ter um sistema de última geração, padrão Tetra, utilizado em países da Europa. A Motorola é líder nessa tecnologia e a Paraíba vai ser o Estado com maior cobertura do Brasil. A qualidade da comunicação é superior e proporciona uma integração das forças de segurança. O sistema contempla 40 torres e três centros de comunicação distribuídos no Estado, em João Pessoa, Campina Grande e Patos”, adiantou.

“Todas as viaturas estarão com este sistema digital, com dados criptografados, trazendo agilidade, eficiência e eficácia para o trabalho. É uma tecnologia de suma importância para o dia a dia de todos que fazem a segurança pública”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

Compartilhar