Governador ministra aula magna do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar

Aula Magna do Curso de Formação de Soldados.
O governador Ricardo Coutinho ministrou, nesta quarta-feira (21), a Aula Magna do Curso de Formação de Soldados para 320 alunos concursados. O curso tem duração de 1.264 horas/aula, com 51 disciplinas, dentre as quais, direitos humanos, noções de prevenção às drogas, identidade e cultura da organização política, doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, abordagem, defesa pessoal, ética e cidadania.

Durante a solenidade, o governador acompanhou a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e fez a entrega simbólica de fardamentos aos soldados. “Venho aqui fazer uma introdução a um dos momentos mais importantes que a Paraíba vem construindo ao longo dessa gestão. Hoje vocês recebem uma missão que devem carregar com todo zelo. A partir de agora vocês vão preservar a ordem e a paz. A segurança é uma das áreas mais complexas e por isso a formação de soldados deve ser adequada. O policial precisa incorporar conceitos sociais para servir à sociedade de forma justa e igualitária. Vocês precisam ter a capacidade de manter a ordem e a preservação dos diretos humanos. Peço que cada um honre a farda da Polícia Militar e desempenhe com responsabilidade o seu trabalho”, falou Ricardo Coutinho durante a aula magna.

Desde 2011, 1.564 novos policiais foram contratados, somando com os novos soldados, já são mais de 1.800 contratados pelo Governo do Estado nos últimos anos. “Os 320 homens e mulheres que hoje começam a ser formados vão reforçar os quadros da Polícia Militar. Estamos investindo em viaturas, equipamentos, estrutura física e também na formação de nossa polícia. São vocês que irão promover a segurança dos cidadãos paraibanos”, ressaltou o governador.

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 436 mil por mês com ajuda de custo e auxílio alimentação que são pagos a cada aluno durante o período de formação e mais de R$ 56 mil em fardamento. Além disso, há em estoque mais de 200 mil munições que foram compradas este ano para o treinamento de policiais.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, deu as boas vindas aos novos soldados e enfatizou o papel do policial militar na sociedade. “É com muita honra e alegria que recebemos estes alunos. Cada um acaba de assumir um verdadeiro sacerdócio, uma grande missão. Vocês estão recebendo um instrumento secular que deve ser valorizado e honrado. Respeitem a hierarquia, tenham disciplina e se dediquem a promover a segurança da sociedade. Procurem sempre fazer o bem e exercer a função de forma digna e correta”, pontuou.

“Hoje mais 320 homens e mulheres são integrados a nossa corporação. Acredito que juntos faremos uma polícia militar cada vez mais atuante e melhor, somos a polícia do povo e devemos estar mais perto dele. Fico feliz em ver nos olhos de vocês a vontade de servir e dá o melhor pelo bem da sociedade. Permaneçam firmes nesse propósito sempre com ética e responsabilidade”, frisou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O jovem Felipe Rolim foi o aluno mais bem classificado entre os que vão fazer este Curso de Formação de Soldados. “Darei o meu melhor e assim espero crescer dentro da corporação. A minha dedicação será total a esta profissão tão importante para a sociedade”, falou.

“Ser policial para mim é uma vocação, lutei muito para chegar até aqui e tenho certeza que vou honrar a minha farda. A corporação está de parabéns pela seriedade e comprometimento. Esta é mais uma grande conquista na minha vida”, comemorou a aluna do Curso de Formação de Soldados, Cláudia Valéria.

Compartilhar