Polícias prendem 12 pessoas nas cidades de Itabaiana e João Pessoa

Integração entre as Polícias
As Polícias Militar e Civil da Paraíba, com sede no município de Itabaiana, deflagraram, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Cárcere. O Objetivo foi desarticular uma organização criminosa que agia de dentro de unidades prisionais do Estado, articulando crimes contra a vida e patrimoniais nas cidades de Itabaiana e João Pessoa. Foram presas 12 pessoas, entre elas um técnico em manutenção de câmeras de segurança que trabalhava nas Penitenciárias PB1, Róger (João Pessoa) e Serrotão (Campina Grande). As prisões ocorreram em João Pessoa e em Itabaiana.

Foram presos: Tarcísio José da Silva, de 32 anos (é tido como chefe do grupo); Davyd José Melo do Nascimento, de 26 anos (técnico de câmeras de segurança); Zenaide de Oliveira, de 42 anos; Luiz Gomes de Lira, de 56 anos; Ivaldo Silva de Araújo, de 20 anos; Elivan Vicente da Silva, de 21 anos; Iago Ferreira de Souza, de 22 anos; Keoma da Silva Souza, de 21 anos; Cézar da Silva, de 31 anos; Petrônio Lucas Dias, de 18 anos; Josemir Cipriano da Silva Júnior, de 19 anos e Mário de Brito Marinho, de 21 anos.

De acordo com o delegado da 9ª Seccional, com sede em Itabaiana, Hugo Helder, participaram da operação 80 policiais militares e civis e, além dos mandados de prisão, ainda foram cumpridos nove de busca e apreensão. “Nossa intenção foi coibir o tráfico de drogas na região de Itabaiana e prevenir os crimes contra a vida, que vinham sendo executados por uma quadrilha bem articulada. Os alvos da operação compõem o primeiro e o segundo escalão do grupo preso e que comandava diversos tipos de crimes de dentro de unidades prisionais. Outros envolvidos foram identificados e mais prisões devem ocorrer nos próximos dias”, disse a autoridade policial.

As investigações policiais tiveram início no mês de março de 2016, após a denúncia de um crime envolvendo um adolescente, assassinado e esquartejado na cidade de Itabaiana. “Em nossos levantamentos, conseguimos identificar que o Tarcísio era apontado como o mandante do homicídio. Logo depois do assassinato, outras mortes violentas, além de roubos e incêndios a residências, apareceram e estavam sempre sendo atribuídas ao mando de Tarcísio, o chefe desse grande esquema criminoso que desarticulamos”, disse o delegado Hugo Hélder, acrescentando que as investigações também indicaram que Tarcísio e comparsas planejavam uma série de assassinatos na cidade de Itabaiana, com o intuito de assumir o tráfico de drogas na região. “Descobrimos uma possível lista da mortes’, que já contava com o nome de sete pessoas que provavelmente seriam executadas”, explicou.

A operação recebeu o nome de ‘Cárcere’ pelo fato de a organização criminosa investigada ser comandada do interior de um presídio de segurança máxima. A ação policial desta quinta-feira contou com o apoio do setor de inteligência da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe).