Polícia Militar investe na prevenção primária e forma mais de 20 mil crianças com o PROERD este ano

Trabalho integrado entre a polícia, a escola e a família
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD é um programa educativo aplicado pela Polícia Militar para promoção e integração entre a polícia, a escola e a família, visando um enfrentamento coletivo ante a problemática das drogas e da violência.

Neste ano de 2016 mais de 20 mil crianças já foram beneficiadas com o Programa em todo o Estado, visto que o PROERD possui policiais capacitados para atuar em toda Paraíba. Este número representa o dobro de crianças atendidas no mesmo período do ano anterior, e a meta é dobrar este índice no segundo semestre deste ano.

Um dos projetos realizados pelo PROERD é o “Ronda PROERD”, ação pioneira na Paraíba, onde são realizadas visitas em escolas da rede pública de ensino, disponibilizando instrutores que atuam exclusivamente na aplicação de aulas e palestras do PROERD, a fim de diagnosticar possíveis problemas estruturais que possam incidir sobre a segurança da comunidade escolar.

Na capital, até junho deste ano, 47 escolas recebiam atendimento pelo projeto. Na primeira quinzena do mês de julho o atendimento foi expandido para mais 17 escolas totalizando 64 escolas atendidas pelo PROERD em João Pessoa. No primeiro semestre, mais de 760 visitas solidárias foram realizadas a estas escolas o que tem resultado, sobretudo, na integração entre alunos, professores, diretores e policiais.

Para o comandante geral da PM, coronel Euler Chaves, programas como o PROERD são mecanismos de prevenção de grande importância no combate à violência. “Acreditamos que as ações do PROERD podem fazer toda diferença na vida de muitas famílias, orientando crianças que terminam por se tornar multiplicadoras daquilo que aprendem com os policias durante as palestras”, ressaltou o comandante.

Para Maria José Figueiredo, diretora da escola Estadual Francisco Campos, no bairro Anatólia, zona sul da capital, o PROERD, que foi implementado há quase 5 anos na escola, trouxe uma significativa melhora no tocante à disciplina do alunos. “O PROERD influenciou bastante na melhoria do comportamento dos alunos, na relação destes com os professores, e também na forma como eles enxergam os policiais, já que além das questões de prevenção às drogas e violência os policiais militares também orientam as crianças acerca de temas importantes, como o Bullyng”, relatou Maria José.