Segurança assina termo de cooperação que permite ingresso de estagiários do Colégio Militar no 190

Centro Integrado de Operações
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop), assinou um termo de cooperação com o Colégio Militar, que vai facilitar a interação da sociedade com a Central de Atendimento do 190. O número de emergência funciona em todo o Brasil e tem como objetivo atender a população. Na Paraíba, o serviço é prestado por uma equipe treinada formada por policiais militares, bombeiros e guardas municipais.

Com a nova parceria, o Centro Integrado vai poder contar com estudantes do curso técnico de informática do Colégio Militar, que vão ser responsáveis pela construção de um site no qual será possível conhecer o serviço realizado pelo Centro, solicitar boletins de registro de ocorrências das ligações e também interagir usando as mídias sociais. Neste primeiro momento, cinco estudantes dos 2º e 3º anos vão participar do estágio, que começa no mês de julho.

Para o coordenador do Ciop, coronel Arnaldo Sobrinho, os alunos do Colégio Militar vão reforçar o atendimento. “Os estagiários vão desenvolver um trabalho muito importante, que é o de aproximar a população por meio das mídias sociais. A demanda existe porque muita gente não sabe o verdadeiro significado do 190, muitas pessoas ligam para saber o dia do pagamento do salário do Estado, município ou para perguntar endereços. Com a criação do site, a população vai tirar as dúvidas e entender o objetivo do nosso trabalho” , disse o coronel.

Experiência – Se para o Ciop a presença destes estudantes vem reforçar o atendimento e criar um elo entre a sociedade, para o diretor do Centro de Educação da Polícia Militar, coronel José Ronildo, a integração desses alunos é uma oportunidade para que eles coloquem em prática tudo que estão aprendendo nas salas de aulas. “No Ciop, eles vão ter oportunidade de praticar o que estão aprendendo no curso técnico de informática e esta experiência vai ajudar muito na escolha da profissão desses jovens que já estão na reta final de seus estudos”, explicou o coronel.

Nayelle Lucas, que está no 3º ano do curso técnico, confirma isso. “Eu não tinha imaginado que o Centro Integrado de Operações Policiais de João Pessoa era tão equipado e que a Capital era tão bem monitorada. Fiquei admirada com a estrutura. Agora estou muito ansiosa para começar o trabalho, porque além de ser importante para a minha formação, o meu estágio no Ciop vai me ajudar a conhecer mais sobre a profissão que desejo seguir. Desejo ser uma oficial da Policia Militar”, concluiu a estudante, que vai fazer parte da primeira turma de estagiários do Colégio Militar no Ciop.