Forças de Segurança divulgam plano de ação integrado para o Maior São João do Mundo

Policiamento ostensivo no Maior São João do Mundo
As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros da Paraíba vão empregar um efetivo de 771 homens e mulheres nos festejos juninos de Campina Grande. De acordo com o plano operacional das Forças de Segurança, o efetivo será distribuído entre os dias 3 de junho, quando tem início o maior São João do Mundo, até o dia 3 de julho, data que se encerram os festejos na cidade. A novidade no policiamento este ano é a instalação do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) de Campina Grande, que vai reunir todos os órgãos da Segurança Estadual em um só local.

A estrutura passou por uma reforma que representa um investimento de aproximadamente R$ 165 mil e dará suporte ao policiamento durante os festejos juninos, atendendo a população local e também o público presente no evento. Após esse período, o distrito que está localizado na Rua Sebastião Donato, em frente ao Parque do Povo, vai continuar funcionando com a proposta de integrar as Forças de Segurança em um mesmo ambiente, como já acontece em João Pessoa.

Nos dias de festa, a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, é quem disponibiliza maior efetivo. São 453 homens, que vão trabalhar no Parque do Povo, onde se concentra a festa. No local serão montadas quatro plataformas grandes e 15 menores, que vão garantir uma melhor visualização da área, facilitando a identificação de qualquer ocorrência. Também serão usados dois drones, fazendo monitoramento aéreo diariamente.

A Polícia Militar ainda contará com o monitoramento de câmeras instaladas na área do Parque do Povo e adjacências, todas de longo alcance. Serão 20 viaturas que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. O policiamento será feito a pé, motorizado e ainda contará com o apoio da cavalaria, Batalhão de Choque, Rotam e também pela Força Tática.

A Polícia Civil vai trabalhar com 40 policiais diariamente, formando equipes de delegados, agentes de investigação e escrivães. Estes grupos serão distribuídos entre o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), que será inaugurado nesta quinta-feira (2), no Parque do Povo, e ainda no Plantão da Central de Polícia e nas Delegacias Especializadas. Serão dez viaturas, sendo duas nas imediações do Parque do Povo.

A delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br) e ainda o Disque Denúncia (197) estarão à disposição da população. A Delegacia Online estará à disposição para registro de Boletim de Ocorrência (BO), em casos em que não houver violência, como furtos ou extravios de documentos.

O esquema de segurança também vai contar com o Instituto de Polícia Científica (IPC), que vai disponibilizar 15 policiais diários, em equipes de peritos, técnicos em pericia, necrotomistas e papiloscopistas. Serão quatro viaturas e ainda dois rabecões que ficarão à disposição diariamente em regime de plantão.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregará 263 militares, entre oficiais e praças. Eles terão o apoio de 11 viaturas, equipadas para atender as diversas modalidades de combate a incêndio (3), atendimento pré-hospitalar (5, sendo três ambulâncias e duas motorresgate) e busca e salvamento (2).

Também será disponibilizada para o esquema da festa a Auto Plataforma Aérea, veículo de alta tecnologia utilizado para combate a grandes incêndios. A operação abrangerá o Parque do Povo, o Sítio São João, que será utilizado como ponto base estratégico para algumas viaturas; além do município de Galante, que registra festejos durante o período. O objetivo é trabalhar a prevenção a acidentes, com distribuição de panfletos e orientação ao público, bem como proteger a vida e o patrimônio – dando rápidas respostas a possíveis incidentes. Foi feito um treinamento com profissionais de saúde que trabalharão no evento, a fim de disseminar para eles o método de Simples Triagem e Rápido Tratamento (Start), técnica que envolve triagem, reconhecimento da situação e seleção das vítimas por prioridade de emergência em situação de acidentes envolvendo muitas pessoas.