Polícia Militar participa da Sala Estadual de Situação recebendo denúncias de focos do Aedes aegypti

Polícia Militar na Sala Estadual de Situação
A Polícia Militar da Paraíba tem participado ativamente de campanhas e ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. E a Sala Estadual de Situação é uma das ações que tem contado com o empenho da Polícia Militar.

Esta Sala Estadual de Situação surgiu como uma das principais ações contidas no Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, previsto a partir do Decreto de Situação de Emergência nº 36.426, publicado no dia 5 de dezembro no Diário Oficial do Estado, em decorrência da incidência anormal de casos de microcefalia na Paraíba.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Sala de Situação Estadual funciona em parceria com a Polícia Militar, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, estando ligada diretamente com a sala de Gerenciamento de Crise Nacional, em Brasília. Sua função é atuar no recebimento de denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti de todos os municípios do Estado da Paraíba.

As denúncias, recebidas através do disk denúncia, do ‘Aedes na mira’ – um aplicativo para smartphones, e ainda por email ou redes sociais, podem ser feitas por qualquer cidadão e são prontamente repassadas às Secretarias de Saúde, dos municípios responsáveis, para averiguação e resolução do problema.

O aplicativo ‘Aedes na mira’, pioneiro no país, foi desenvolvido pela Codata-PB, com o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes de uma maneira mais efetiva e já fora disponibilizado para uso em outros oito Estados da federação. Nele a população pode fazer a denúncia de focos do mosquito Aedes anexando fotos e detalhes da localização do ocorrido. Além disso, o aplicativo também oferece informações sobre o serviço de referência mais próximo, os cuidados para evitar focos do mosquito e informações para gestantes. Este aplicativo já fora, inclusive,

Atuando também como fortalecedor nesse combate há um serviço de apoio às gestantes intitulado ‘Alô, mãe!’ que funciona como um call center onde os atendentes entram em contato com as gestantes procurando saber como está sendo o acompanhamento da gestação e do pré-natal, prestando apoio e orientações.

Segundo a coordenadora da Sala da Situação, Talitha Lira, a Sala tem desempenhado um trabalho muito positivo no combate ao Aedes aegypti. “Temos recebido muitas denúncias, já são mais de mil e trezentas, desde seu início em dezembro. Todas essas denúncias foram encaminhadas para as secretarias competentes e respostadas aos denunciantes. Nós buscamos atuar de forma a prevenir e eliminar os criadouros do mosquito. Atuamos como articuladores desse sistema, fazendo uma ponte entre as denúncias e as secretarias de saúde municipais e mantendo uma estreita ligação com o Ministério da Integração Nacional que nos repassa orientações e para quem informamos os resultados de nossas ações nessa luta que é de todos!”, relatou Talitha.

Thalita Lira ainda frisou que a Secretaria de Saúde está finalizando um acordo com o Ministério Público para que este órgão possa auxiliar principalmente junto aos municípios na fiscalização das ações desempenhadas e resolução dos problemas encaminhados.

“A Polícia Militar da Paraíba tem desempenhado um importante papel nessa luta. Nós atuamos no atendimento ao público, recebendo denúncias, acompanhando as respostas, fazendo parte desta importante atividade para o cidadão paraibano. E tudo isso faz parte do nosso comprometimento em atuar de maneira eficiente e cada vez mais próxima da comunidade.”, frisou o capitão Barbosa, representante da Polícia Militar na Sala de Situação.

Além do ‘Aedes na Mira’, as denúncias podem ser feitas através da central telefônica (083 3218-7455/7713/7603/7303 ou 0800 281 0023) e via WhatsApp (083 98822-8080).

Compartilhar