O governador anuncia o pagamento de prêmios para mais de 9 mil policiais

Policiamento ostensivo
O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quarta-feira (24), por meio do microblog Twitter, o pagamento de mais de R$ 8 milhões em prêmios para mais de 9 mil policiais militares, bombeiros e civis pelas metas alcançadas no segundo semestre de 2015, com o registro da redução de homicídios no território paraibano. O benefício é garantido pela Lei Estadual 10.327/2014, que instituiu o Prêmio Paraíba Unida pela Paz (PPup).

Especificamente foram contemplados: 6.445 policiais militares, 1.846 policiais civis, 981 bombeiros militares e 197 servidores da Casa Militar. O pagamento inclui os resultados por Região Integrada de Segurança Pública (Reisp) e Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (Aisp), atendendo aos critérios de cumprimento da meta total (10% de redução) até a mínima (6% de redução na Aisp).

As áreas com taxa de até 10 casos por 100 mil habitantes também são contempladas, já que é o ideal estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Conseguiram atingir a meta 11 das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), como por exemplo: João Pessoa (10,8% e 8,9% de redução em duas áreas), Guarabira (62,2%, que atingiu todas as metas: a maior redução de casos em números absolutos e em percentual), Campina Grande (18,2%), Queimadas (28%), entre outras.

Para o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o prêmio serve como motivação para os policiais no enfrentamento à criminalidade no Estado e revela um modelo de gestão moderna e preocupada com a valorização do trabalho policial. “A importância desse tipo de premiação é múltipla. Além de motivar os policiais em todo o estado, o prêmio também indica um caminho e uma modernização no sentido da melhoria da gestão. Esta, que busca metas para atender melhor o cidadão, concentradas na redução da criminalidade e quando você reduz esse índice atende melhor a sociedade. Qualquer gestão moderna tem que buscar se aperfeiçoar por meio de estratégias que possam motivar o policial e trazer resultados para o cidadão. Esta é a quarta vez que o prêmio Paraíba Unida pela Paz é concedido e este será o maior valor já pago”, explicou Cláudio Lima.