1º BPM já prendeu 2.163 suspeitos de vários crimes este ano na Zona Norte de João Pessoa

1º BPM já prendeu 2.163 suspeitos de vários crimes este ano na Zona Norte de João Pessoa.
Os policiais do 1º Batalhão já conduziram este ano até as delegacias da capital 2.163 suspeitos de praticarem crimes e atos infracionais, na Zona Norte de João Pessoa, que engloba bairros como Mandacaru, Alto do Mateus, Bairro dos Novais e Cruz das Armas. Os dados são da seção de planejamento da unidade e mostram que desde janeiro já foram retiradas de circulação 336 armas de fogo durante as atividades preventivas de segurança.

As rondas, abordagens e realização de blitzen foram responsáveis por recuperar 284 veículos com queixas de roubo – entre carros e motos. Esta ação, desempenhada diariamente, visa também coibir os assaltos a ônibus.
Em relação aos crimes pelos quais os suspeitos foram detidos, mais de 60% são por roubos ou furtos. Para se ter uma idéia, só no Bairro dos Estados foram 122 prisões deste tipo.

O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Lamarck Victor, explicou que todo esse trabalho de combate ao crime tem esbarrado na legislação brasileira atual, que seria a principal responsável por não validar estas ações para que os assaltos e outros crimes não voltem a acontecer em determinadas áreas, mas o retorno rápido dos suspeitos às ruas não tem contribuído.

“A Polícia Militar está fazendo sua parte prevenindo o crime e prendendo os suspeitos, a Polícia Civil instaurando os inquéritos para investigação, mas o atual cenário brasileiro não permite uma solução do problema, chegando hoje ao ponto de comemorarmos quando algum criminoso fica preso, pois as brechas para que o suspeito de crimes volte de imediato às ruas, muitas vezes saindo antes que os policiais da delegacia, são enormes, o que traz de volta o problema para a sociedade sofrer a conseqüência e exigir novamente esforços dos nossos policiais para prenderem a mesma pessoa inúmeras vezes”, desabafou, ao lembrar que a Polícia Militar é a única instituição brasileira a lidar diariamente com toda injustiça social.

Apesar das dificuldades trazidas pela legislação para devolver a tranqüilidade ao cidadão de bem em determinadas situações, o tenente-coronel adiantou que as ações irão continuar sendo desenvolvidas de forma intensa. “Prenderemos mil vezes o mesmo criminoso e continuaremos trabalhando cada vez mais para o cidadão, que assim como a polícia espera por uma mudança na legislação que traga uma solução para suas principais reivindicações”, salientou.

Compartilhar