Seminário discute formas de prevenção aos distúrbios emocionais de policiais militares da Paraíba

O cuidado com a saúde mental dos policiais é foco do I seminário sobre a responsabilidade psicossocial da Polícia Militar da Paraíba, que será realizado nesta terça-feira (06), das 8h30 às 18h, no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa.

O evento contará com psicólogos da Paraíba e Pernambuco, sendo voltado para todos os comandantes de Batalhões e Companhias, que receberão treinamento para poder identificar quando o policial militar estiver apresentando um quadro de estresse que necessite de um acompanhamento profissional e encaminhá-los ao setor responsável da instituição.

A diretora do Centro de Assistência Psicológica da Polícia Militar da Paraíba, a capitã e psicóloga Ticiana de Lima Soares, explica que o seminário estabelece um olhar cuidador para o policial militar, o que pode ajudar a prevenir o transtorno do pânico, alcoolismo, depressão e evitar até mesmo casos de suicídio na corporação. “Por ser a atividade policial uma profissão favorável ao estresse e desgaste laboral pela própria natureza do serviço que é desenvolvido, é necessário esse cuidado e preocupação em assistir emocionalmente os policiais militares para que haja esse controle, o equilíbrio emocional, visando uma melhor qualidade de vida à saúde mental deles”, destacou, ao ressaltar que esse cuidado reflete na prestação de um melhor serviço à sociedade.

O seminário abre na prática uma ferramenta de atendimento que até hoje só existia na lei, mas que nunca foi efetivada. “É um marco na história de nossa instituição, pois coloca em prática o Centro de Assistência Psicológica (CAPS) e o Centro de Assistência Social (CASO), buscando criar nos comandantes essa cultura de encaminhamento dos policiais a estes centros para que possa ser feito o acompanhamento especializado”, frisou.

Dentro das palestras, que tratam de temas como as consequências do estresse e a experiência da dependência química nas outras polícias militares do Brasil, também serão mostrados estes novos serviços de assistência que serão oferecidos pela Polícia Militar da Paraíba.

Na programação, terá apresentação da orquestra da banda de música da PM, dinâmica em grupo e mesa redonda para debater a realidade atual da saúde psicossocial dos integrantes da instituição.

Compartilhar