Colégio da Polícia Militar encerra semana de arte, cultura e esportes nesta sexta

O festival ainda contou, este ano, com uma competição de soletração de palavras em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, além de exposições.
Termina nesta sexta-feira (2), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Fernando Moura Cunha Lima, conhecida como Colégio da Polícia Militar da Paraíba (CPM), em João Pessoa, a quinta edição do Festival de Desporto, Arte e Cultura (Fesdac), que promove arte, cultura e esportes entre os alunos. Durante uma semana, os cerca de 500 estudantes da unidade participaram de várias atividades e encerram o evento, nesta sexta, com as partidas finais das modalidades esportivas e apresentações culturais em sala de aula.

Entre as modalidades disputadas, estão: futebol de campo, Futsal, voleibol, basquete, judô, entre outras. O festival ainda contou, este ano, com uma competição de soletração de palavras em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, além de exposições e atividades artístico-culturais como: danças, encenações, apresentação de seminários, exibição de painéis, álbuns seriados, todos envolvendo o tema geral do evento que é “A expressão da cidadania através da arte”.

“O interessante do Fesdac é que aprendemos a trabalhar, ainda mais, em equipe”, disse o aluno do 3º ano, Mateus Henrique Araújo de Lima, referindo-se à união de várias turmas com objetivo de desenvolver as tarefas. A estudante Rebeca França, que faz o 2º ano no CPM, reforça a ideia do festival, com foco na cooperação entre os alunos. “A parceria é muito importante, isso sem falar nas atividades, que são bem dinâmicas, como dança, cultura, esporte”, observou.

Para o diretor do Colégio da Polícia Militar, Elmer Melz, o evento é um dos mais aguardados pelos alunos e se reflete depois no comportamento deles em sala de aula. “Nossa intenção é fazer com que todos os estudantes se envolvam no processo de organização do festival, assim eles aprendem lições de empreendedorismo, cooperação e cidadania”, disse.

O diretor ressalta que as atividades fazem parte do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido pelo CPM, em parceria com as coordenações, professores e alunos. “Queremos criar ações estratégicas que contribuam para a melhoria da aprendizagem, de forma a aumentar o nível de escolaridade da população, diminuindo a evasão escolar, aumentando a competência leitora e desenvolvendo mentes críticas capazes de refletir sobre a realidade que os rodeia, identificando-se como agentes sociais capazes de realizar mudanças para a melhoria da humanidade”, finalizou o diretor.

Compartilhar