Alunos do CPM realizam ação social com Idosos da Vila Vicentina

O projeto acontece há três anos na escola e está trabalhando este ano a temática da terceira idade, abordando o tema “Encontro de Gerações”. (Foto: Sérgio Cavalcanti)
Vinte e cinco alunos do Colégio da Polícia Militar, realizaram atividade relativa ao projeto “Se sabe de repente” na tarde dessa segunda-feira (4), em João Pessoa. O projeto acontece há três anos na escola e está trabalhando este ano a temática da terceira idade, abordando o tema “Encontro de Gerações”.

“O objetivo deste trabalho é resgatar os valores dos alunos e encaminhá-los para a vida como melhores cidadãos”, contou a articuladora do projeto na escola, Malba Cristina Barbosa dos Santos, que também é professora de Geografia. Os alunos realizaram apresentações de dança e coral e interagiram com os idosos da instituição. Três caixas de alimentos e frutas foram arrecadadas e entregues aos moradores da Vila Vicentina.

Entre as próximas atividades do projeto está um estudo detalhado do Estatuto do Idoso e visita a outros grupos de idosos, como o do Sesc e o localizado na Mata do Amém. Outra ação que será desenvolvida pelos alunos é a panfletagem, abordando a conscientização sobre a importância de tratar bem os idosos.

A aluna Lílian Caroline Pereira de Lima, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, destacou a satisfação de participar do projeto. “Sempre me importei com temas sociais e hoje aqui estou realizada em poder dar um pouco de alegria a essas pessoas”, disse a aluna.

A Vila Vicentina é uma instituição sem fins lucrativos que abriga 65 idosos e idosas em João Pessoa e recebe doações. Outras informações podem ser obtidas pelo número (83) 3224-6988.

“Se Sabe de Repente” – O Projeto de Apoio à Expressão Juvenil faz parte do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação e foi lançado numa iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e demais representações do poder público e sociedade civil.

O objetivo é desenvolver, na Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. Por meio do projeto, o Governo pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.

Compartilhar