Ações de saúde lembram Dia Internacional da Mulher na PM

As atividades serão realizadas na sede do 1ºBPM.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), promove, nesta sexta-feira (6), uma ação de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades acontecem no 1º BPM, em João Pessoa, das 8h ao meio dia, e vão contar com cerca de 200 profissionais da Polícia Militar, familiares dos policiais militares e mulheres que residem nas comunidades próximas ao batalhão.

“É a primeira vez que realizamos este tipo de ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Aqui, no 1º Batalhão da PM, temos 20 colaboradoras e esta foi uma maneira de homenageá-las pelo trabalho realizado e ressaltar a importância de cada uma delas para nossa equipe. A parceria com a SES-PB foi maravilhosa, a equipe nos recebeu muito bem e nos deu apoio”, frisou a coordenadora do policiamento do 1º BPM, tenente Matilde Coelho.

A SES-PB organizou uma programação de serviços de saúde. Entre os serviços disponibilizados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (em João Pessoa) estará representado por uma equipe de 12 profissionais realizando exames como tipagem sanguínea, glicemia e aferição de pressão arterial. “Vamos proporcionar a estas mulheres serviços de saúde neste momento de homenagem, para que elas sejam agraciadas e se sintam abraçadas”, comentou a coordenadora do Núcleo da Cruz Vermelha em João Pessoa.

Ainda de acordo com a programação, a equipe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB vai realizar mais uma ação de combate ao tabagismo, com serviços de saúde como o teste que estima o grau de dependência de nicotina, além de apoio psicológico à fumante, orientações sobre tabagismo, distribuição de material educativo e divulgação dos locais de atendimento para o tratamento do fumante.

A 1ª Gerência Regional de Saúde também participa com a colaboração de profissionais. Será disponibilizada a vacina contra a hepatite. Na ocasião, também serão realizadas coletas de citológico (em mulheres de 26 a 69 anos) e solicitações de mamografia de rastreamento (em mulheres de 40 a 69 anos), através da participação da equipe de profissionais de saúde do Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC).

O evento contará, ainda, com a participação de profissionais do Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM), que levarão o serviço de brinquedoteca para os filhos das mulheres presentes. “A intenção é ocupar as crianças com brincadeiras lúdicas para que as mães possam aproveitar integralmente o dia de festa. É um presente nosso para estas mães e, claro, para os pequenos também”, disse a diretora multiprofissional do CPAM, Gilsandra Fernandes.

Compartilhar